A Secretaria Agrária Nacional do PT, em conjunto com a Secretaria Nacional de Meio Ambiente, as bancadas do PT na Câmara e Senado, a Fundação Perseu Abramo e a Fundação Friederich Ebert Stiftung realizam nesta segunda-feira, 14 de maio, em Brasília, o Seminário Desenvolvimento Rural Sustentável.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do seminário será debater compromissos políticos para o campo e a questão agrária no Brasil, bem como um programa a ser construído e defendido à luz das eleições de 2018 e da luta pela democracia no País.
Participam do debate João Pedro Stédile (MST), Maria Emília (FASE), Sérgio Leitão (Instituto Escolhas), João Bosco Senra (COPASA), José Benatti (UFPA) e Elisa Guaraná (CPDA/UFRRJ), além de lideranças políticas e representantes dos movimentos sociais.
Diversas autoridades já confirmaram presença no seminário, entre elas, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR); os líderes das bancadas do PT na Câmara e no Senado, deputado Paulo Lula Pimenta (RS) e Lindbergh Farias (RJ), além do coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, deputado Nilto Lula Tatto (SP), que também é secretário nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT. Também participará do debate o secretário nacional Agrário do partido, deputado Patrus Lula Ananias (MG), e o coordenador do Programa de Governo, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
O evento será dividido em duas partes: das 13h30 às 14h30, ocorrerá a abertura com a presença de dirigentes do PT, parlamentares, lideranças de movimentos sociais e coordenadores do programa de governo. Das 14h30 às 17h, estão agendadas as mesas de debates com os especialistas. Das 17h às 18h30, será o debate com a participação dos parlamentares e dirigentes dos movimentos sociais e entidades. E, a partir das 18h30, a cerimônia de encerramento.
Para o deputado Patrus Ananias, o evento será uma boa oportunidade para apontar novos rumos para o setor. “Nós queremos uma agricultura a serviço da vida, com alimentos saudáveis, que promovam a saúde e preservem o meio-ambiente”, afirmou.
Já o deputado Nilto Tatto destacou o caráter democrático da construção do programa de governo do PT para o setor agrário. “Vão estar lá lideranças e militantes dos movimentos sociais e entidades ligadas ao meio ambiente, reforma agrária, indígena e quilombola, que terão a oportunidade de expor suas ideias e participar do debate”, explicou.
Serviço:
Seminário Desenvolvimento Rural Sustentável
Data: 14/5 – segunda-feira
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)
Endereço: AV W-5 Sul – SGAS 902, Bloco C, Asa Sul, Brasília – DF
Horário: das 13:30 às 19:00
PT na Câmara e Secretaria Agrária Nacional – PT