PT ingressa com ação no STF para sustar decisão do ministro da Educação que impede exigência de passaporte vacinal

Ação no STF - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores ingressou nesta quinta-feira (30), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o despacho do ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, que impede a exigência de passaporte vacinal nas atividades presenciais das universidades federais. No texto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o PT pede que o STF suspenda a eficácia do ato e determine a intimação do ministro e da Advocacia-Geral da União (AGU) para apresentar explicações.

Na ação, assinada pela presidenta Gleisi Hoffmann (PR), o PT afirma que o despacho do ministro de Bolsonaro “viola o direito coletivo à saúde, garantido à população brasileira no art. 196 da CF/88, bem como ao princípio da autonomia universitária, previsto no art. 207 da CF/88, razão pela qual deve ser declarado nulo por esse e. Supremo Tribunal Federal”.

Deputada Gleisi Hoffmann. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O texto da ação também lamenta que, mesmo diante da necessidade da vacinação em massa e de suas consequências positivas para o País e para o mundo, o Ministério da Educação ainda tente desencorajar a população a se vacinar.

Boicote dos negacionistas

O partido lembra ainda que o governo Bolsonaro já tentou em outras ocasiões boicotar a imunização dos brasileiros, a exemplo da publicação da Portaria 620 do Ministério do Trabalho, sob o comando do ministro Onyx Lorenzoni, que vedava aos empregadores exigir comprovante de vacinação no ato da contratação. A medida foi derrubada pelo STF atendendo a uma ação do próprio PT.

“Portanto, o Despacho ora questionado não passa de mais uma medida neste sentido, devendo de igual forma ser suspenso por este egrégio STF”, afirma a deputada federal Gleisi Hoffmann.

A ação do PT ressalta que o despacho do ministro viola o Art. 196 da Constituição Federal, que garante o direito coletivo à saúde. “Isto é, a saúde como direito de todos e dever do Estado deve ser garantido por meio de políticas que tenham como objetivo a redução do risco de doença e de outros agravos”, destaca o texto.

Decreto legislativo

A Bancada do PT na Câmara também apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar o despacho do ministro da Educação. Pelo Twitter, o líder do partido na Casa, deputado Reginaldo Lopes (MG), defendeu a derrubada da decisão do governo.

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

“O PT na Câmara quer derrubar o parecer do Ministério da Educação que veta a exigência do passaporte de vacinação em universidades e institutos federais. O negacionismo do governo federal não pode prejudicar ainda mais o Brasil”, declarou.

Violação à autonomia universitária

A ação do PT questiona ainda a violação da autonomia universitária diante da decisão do Ministério da Educação. O partido lembrou que o Art. 207 da Constituição Federal afirma que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial” e que decisões do próprio STF, a exemplo do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3792, de setembro de 2016, já consagrou como norma constitucional a autonomia universitária.

“Embora não se revista de caráter de independência, atributo dos Poderes da República, revela a impossibilidade de exercício de tutela ou indevida ingerência no âmago próprio das suas funções, assegurando à universidade a discricionariedade de dispor ou propor (legislativamente) sobre sua estrutura e funcionamento administrativo, bem como sobre suas atividades pedagógicas”, apontou a decisão.

Diante desse fato, o partido afirma que “à luz da jurisprudência desse egrégio Supremo Tribunal Federal, não é possível que outra autoridade substitua as universidades na tomada de decisões que impactem diretamente o âmago própria de suas funções”.

Leia mais: PDL – Passaporte vacinal
https://ptnacamara.org.br//projeto-do-pt-visa-sustar-decisao-do-mec-que-impede-adocao-do-passaporte-vacinal-em-universidades/

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex