PT entra com representação no MPF e TCU contra destruição de documentos da época da ditadura pelo Arquivo Nacional

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Gustavo Bezerra/Câmara dos Deputados

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), com apoio dos demais parlamentares do partido, entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o governo Bolsonaro pelo possível descarte de documentos sobre o período da ditadura militar no Brasil. Na ação, que também foi encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), os petistas pedem que os órgãos investiguem a denúncia e responsabilizem os envolvidos na destruição da memória nacional, inclusive de fatos e ações que marcaram negativamente a história do País.

A ação da Bancada petista busca esclarecer a reportagem-denúncia publicada pela Revista Carta Capital, na edição do último dia 4 de março. Segundo a revista, servidores do Arquivo Nacional relataram que “por determinação do Diretor-Geral” da entidade, Ricardo Borda D’Água, e em sintonia com a política de tentar reescrever a história recente do País, está ocorrendo no órgão “um reiterado e acelerado descarte (destruição permanente) de documentos existentes sobre o período da ditadura militar”.

Ainda de acordo com esses servidores, também estariam sendo destruídos “dados financeiros que ainda não foram analisados pelo Tribunal de Contas da União”. O Arquivo Nacional é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.

“Tratam-se de provas documentais, sob o risco de serem destruídas sem qualquer embasamento ou justificativa técnica e que podem estar vinculadas a diversos crimes cometidos durante o período de exceção democrática (1964 a 1985), razão pela qual deveriam estar anexadas aos processos analisados pela Comissão da Nacional da Verdade ou, no caso dos documentos financeiros, deveriam compor prestação de contas a ser analisada pelo TCU”, destaca a ação ao condenar a destruição dos documentos.

Queima de arquivo

Na representação endereçada à Procuradoria da República no Distrito Federal e ao TCU, os petistas lembram ainda que a “queima de arquivo” de documentos públicos históricos promovida pela Direção do Arquivo Nacional é uma “prática criminosa e atentatória a princípios constitucionais”. Segundo os petistas, a destruição dos documentos desse período podem estar ligados ao desejo do atual governo de tentar esconder crimes reiterados praticados naquele período, como o de tortura.

Os parlamentares da Bancada do PT lembram na ação que o governo Bolsonaro já emitiu decretos dando poderes à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, Damares Alves, para desmontar políticas de combate a tortura no Brasil, como por exemplo o Sistema Nacional de Prevenção e Combate a Tortura (SNPCT).

Os petistas afirmam ainda que o próprio presidente Bolsonaro já homenageou publicamente o notório torturador coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que chefiou o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações) do 2º Exército entre 1970 e 1974. Segundo apurou a Comissão Nacional da Verdade, na gestão do coronel a unidade militar foi responsável pela morte ou desaparecimento de, ao menos, 45 presos políticos.

Crime tipificado no Código Penal

Na ação, os parlamentares afirmam que a conduta do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, “e por quem mais for identificado como responsável” pela destruição dos documentos deve responder por crimes tipificados pelo Código Penal e na Lei Orgânica do TCU (Lei 8.443/1992). Entre esses, Supressão de Documento (Art. 305), com pena de reclusão de dois a seis anos, e multa, se o documento for público; Fraude Processual (Art. 347), pena de detenção, três meses a dois anos, e multa; além dos crimes de Improbidade Administrativa (Art. 11, inciso IV da Lei 8.429/1992) e de sonegação de documento público (Art. 42 da Lei Orgânica do TCU).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100