O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a abertura de processo ético disciplinar, por quebra de decoro parlamentar, contra os deputados bolsonaristas, Nikolas Ferreira (PL-MG), Abilio Brunini (PL-MT), Gustavo Gayer (PL-GO), Mauricio Marcon (PODE-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES), que ofenderam o presidente Lula e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante a sessão solene de promulgação da Reforma Tributária realizada no Congresso Nacional na última quarta-feira (20).
“As agressões dirigidas ao presidente da República e a seus ministros, da forma como ocorreu, representam o amesquinhamento de parte do Parlamento, cujo grupo, restrito, mas ruidoso, parece não ter compreendido o significado da pluralidade democrática e da convivência com a diversidade política vigente em nossa sociedade, onde as contendas devem ficar no campo do diálogo e do debate de ideias”, diz um trecho do documento assinado pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e pelo líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR).
Para os petistas são “lamentáveis e inaceitáveis” as cenas protagonizadas pelos deputados bolsonaristas que, em pleno desrespeito ao presidente do País, entoaram palavras de baixo calão e ofensas diretas ao Lula. Os ditos “patriotas” ainda em desrespeito total à democracia e aos símbolos nacionais ficaram de costas durante a execução do Hino Nacional.
Deputado agredido
Enquanto fazia o registro em vídeo das agressões, o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) foi agredido pelo deputado Messias Donato, num gesto que visava derrubar seu celular e o impedir de continuar a registrar o comportamento dos parlamentares que atacavam o presidente da República. Em ato de reação imediata, Quaquá se defendeu das agressões.
Vídeos
Os parlamentares anexaram à representação os vídeos em que mostram vários parlamentares da oposição xingando Lula e seus ministros. O deputado Zeca Dirceu garantiu que todos os parlamentares que desrespeitaram o chefe do executivo serão processados.
“Já estamos com os vídeos dos ataques ao presidente Lula e à ministra Simone Tebet na câmara. Cada deputado desqualificado que durante a sessão da promulgação xingou e agrediu, será processado no Conselho de Ética”, escreveu o líder da Bancada do PT na Câmara.
Leia a íntegra das ações:
Representação ao Conselho de Ética – 21.12.23 – Ataques ao Presidente Lula – PT x Nikolas Ferreira
Representação ao Conselho de Ética – 21.12.23 – Ataques ao Presidente Lula – PT x Abilio Brunini
Representação ao Conselho de Ética – 21.12.23 – Ataques ao Presidente Lula – PT x Gustavo Gayer
Representação ao Conselho de Ética – 22.12.23 – Ataques ao Presidente Lula – PT x Marcon
Lorena Vale