PT e aliados apresentam em ato público assinaturas que viabilizam plebiscito sobre reforma política

lider-ENTREVISTA1

PT, PDT, PSB e PC do B apresentam nesta quarta-feira (28) o resultado da coleta das assinaturas ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que viabiliza o plebiscito sobre a reforma política. O ato público, marcado para as 10h30 no Salão Verde da Câmara, já tem as presenças confirmadas dos presidentes do PT, Rui Falcão, e do PC do B, Renato Rabelo. A proposta ultrapassa o mínimo de 171 assinaturas exigidas para a tramitação da proposta. Segundo o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), o número deve superar 180 assinaturas.  

“Mais do que uma vitória do PT, PDT, PSB e PC do B, essa é uma oportunidade histórica que estamos dando ao Congresso Nacional de fazer uma reforma política pelo mecanismo mais eficiente de participação popular que é o plebiscito”, afirmou. Guimarães disse ainda que a solidariedade à presidenta Dilma Rousseff (quem primeiro propôs o plebiscito) e o clamor das ruas por mudanças na política, motivaram a luta pela obtenção das assinaturas.

Nesse sentido, a coordenadora do grupo de parlamentares petistas que debateu com os outros partidos a definição das perguntas do plebiscito, deputada Iriny Lopes (PT-ES), disse que essa vitória atende o anseio popular por mudança na política do País. “Essa é a vitória do trabalho conjunto dos partidos aliados e uma conquista para o povo. Ninguém pode desconhecer o sentimento exposto pelas ruas sobre a crise de representação que expõe a urgência da reforma política”, destacou.    

Após o ato, líderes e presidentes de partidos devem protocolar o PDC e entregar uma cópia ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A presidenta Dilma também receberá um exemplar. A proposta de plebiscito contém cinco perguntas à população. Três são relativas a financiamento de campanha, e as outras duas sobre participação popular via internet e coincidência de eleições.

Pela proposta, a população responderá a cinco perguntas:

1) Você concorda com que empresas façam doações para campanhas eleitorais?

2) Você concorda com que as pessoas físicas façam doações para campanhas eleitorais?

3) Você concorda com que o financiamento das campanhas eleitorais deve ser exclusivamente público?

4) Você concorda com que a população participe, opinando e propondo pela internet, quanto à apresentação de proposta de emenda constitucional, projeto de lei complementar e projeto de lei ordinária?

5) Você concorda com que as eleições para Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores e Vereadores devam ser realizadas no mesmo ano?

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100