PT denuncia general Pazuello à Justiça Militar por participar de ato político com Bolsonaro

O PT denunciou hoje (26) à Justiça Militar o general de Divisão Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por ter participado de ato político no último domingo, no Rio de Janeiro, ao lado do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. O PT pede ao procurador-geral da Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, a apuração rigorosa da conduta do general com vistas a aplicação das sanções cabíveis e a responsabilização do militar, já que o Regimento do Exército proíbe a participação de militares da ativa em qualquer ato político.

A petição é assinada pela presidenta nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o líder do partido na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), e os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).

“A conduta irresponsável e negligente” do general “contribui sobremaneira para a desestabilização da instituição Exército Brasileiro e para o estado de coisas que impossibilitam estancar a grave crise no País, comprometendo a vida e saúde de todos”, afirmam os parlamentares.

Transgressão disciplinar

Na petição, os petistas argumentam que a conduta de Pazuello é da “mais alta gravidade”, pois, ao participar de ato essencialmente político, acompanhando passeio de motocicleta do capitão-presidente e fazendo uso da palavra em palanque e promovendo aglomerações, o general “cometeu inequívoca transgressão disciplinar, à luz das leis e regulamentos que disciplinam o exercício da atividade militar”.

Para Gleisi, Bohn Gass, Pimenta e Zarattini, é preciso uma rigorosa providência por parte da Procuradoria-Geral Militar, “sob pena de estarmos diante de precedente perigoso e induzir condutas desviantes dentro da instituição” Exército brasileiro.

Eles lembram da grave situação sanitária no País, com quase meio milhão de mortes por Covid-19, e acentuam que o general violou todas as normas recomendadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e cientistas para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao participar de ato político e do passeio motociclístico com o capitão-presidente pelas ruas do Rio de Janeiro. Ambos estavam sem máscaras, assim como outros bajuladores de Bolsonaro.

Anarquia nos quartéis

O PT argumenta que Pazuello cometeu grave desobediência ao Regulamento disciplinar do Exército Brasileiro, instituído em 2002, além de cometer crimes comuns previstos no Código Penal brasileiro.

A participação de Pazuello no ato, segundo a petição, configura “absoluto desrespeito” aos preceitos estabelecidos na Lei 13.979/2019, que trata das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, e “macula e compromete sobremaneira a imagem do Exército Brasileiro, além de representar péssimo exemplo à instituição e a todos que dela fazem parte”.

Por isso, assinalam a importância de a Procuradoria-Geral de Justiça Militar fazer o general responder, na forma da lei, por “eventuais crimes e descumprimento de normas disciplinares”, inclusive crimes comuns.

Genocidas

Os petistas assinalam que Pazuello não tem compromisso com o enfrentamento à Covid, e como ministro deixou os gestores de saúde perdidos e, agora, sem o cargo, destaca-se por frequentar lugares públicos sem máscara, “em verdadeiro ato de acinte às milhares de famílias enlutadas pela perda de entes queridos”.

Na representação, os parlamentares observam que a restrição a participação de militares em atos políticos do Regimento do Exército aplica-se aos da ativa, da reserva e reformados, com 113 modalidades de transgressões passíveis de punição. A transgressão de número 57 estabelece que não pode se manifestar sobre assuntos de natureza político-partidária, sem autorização superior.

“Aceitando-se o comportamento irresponsável, negligente, indisciplinado e ilegal” do general, e “deixando-se de investigar os graves fatos ocorridos, restará ao povo apenas o conformismo com a consolidação de um novo normal anormal e imoral a corroer as instituições e regramentos sociais em prejuízo do conjunto da sociedade brasileira”, afirmam os petistas.

Leia a íntegra da representação:

representacao_ ex-min. Pazuello 24 05 21

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex