PT cobra do CNJ investigação de ato político-partidário do juiz Bretas

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) encaminharam hoje (18) ao corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Humberto Martins, uma reclamação disciplinar para que sejam apurados atos com “inequívoco viés político-partidário” praticados pelo juiz Marcelo Bretas.

Na representação, os parlamentares citam a participação de Bretas em dois eventos em que o juiz esteve ao lado do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, no último fim de semana. No documento, que é assinado também pelo advogado e ex-deputado Wadih Damous (PT-RJ), lembra-se que Bretas pratica atos vedados a magistrados e afronta a Lei Orgânica da Magistratura e a Resolução do CNJ.

Desrespeito às leis

Verri, Pimenta e Wadih argumentam que Bretas não tem nenhum cargo na estrutura do Judiciário para que se relacione com chefes dos demais poderes, tampouco representa a cidade do Rio de Janeiro para dar as boas-vindas ao capitão-presidente e sua comitiva, conforme o próprio juiz divulgou pelas redes sociais. “Suas convicções e preferências político-ideológicas não podem se sobrepor jamais aos princípios que regem a administração e a ética públicas, nem tampouco tornam legal algo que a lei proíbe”, observam os três signatários da representação.

“A atuação (de Bretas) à frente da 7º Vara Federal do Rio de Janeiro e sua total proximidade com autoridades do Poder Executivo com quem confessa afinidade ideológica questiona sua imparcialidade para julgar processos contra membros desses governos e causas de interesse da União, além de macular a própria imagem do Poder Judiciário”, acrescentam.

Os parlamentares citaram no documento reportagem do jornalista Reinaldo Azevedo, para quem “Bretas está mandando o CNJ plantar batatas, na certeza de que nada vai lhe acontecer”. O mesmo jornalista escreveu: “Uma outra consequência da nova ‘legalidade’ que a Lava Jato implantou no Brasil consiste em alçar alguns valentes à condição de pessoas inalcançáveis por regras, códigos, leis e pela própria Constituição”.

Leia a íntegra da representação:


Representação Bretas 18 2 20

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex