PT aciona MPF para averiguação das ações da Anvisa relacionadas à vacina

Parlamentares do PT na Câmara e no Senado acionaram o Ministério Público Federal (MPF) para que seja apurada e tomada as devidas providências acerca da atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, segundo a imprensa, estaria retardando a importação de matéria-prima que possibilitará a fabricação de vacina contra a Covid-19 no Brasil. O Instituto Butantan de São Paulo solicitou a liberação de forma excepcional ao órgão.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), que também é médico, explicou que a ação protocolada no MPF também visa investigar a eventual interferência do presidente Jair Bolsonaro na decisão da agência. “É inaceitável uma interferência política e ideológica que possa impedir ou mesmo atrasar o Brasil de ter acesso à vacina contra o coronavírus. As ações da Anvisa devem ter caráter técnico, levando em consideração as orientações científicas, e não podem ser influenciadas por uma posição pessoal, ideológica do presidente da República”, destacou.

Para os parlamentares, conforme formulam em um trecho do documento, é preciso afastar a dúvida de que a “a atuação da agência pode estar sendo influenciada por uma posição pessoal, arbitrária e ideológica do Presidente da República em relação à vacina de origem chinesa”, por meio do inquérito conduzido pelo Ministério Público.

A Lei 13.979/2020 autoriza medidas excepcionais para importação de medicamentos, equipamentos, insumos e matérias primas que sejam contributivas ao combate ao coronavírus, ainda que não registradas pela Anvisa, desde que tenham protocolos já registrados em órgãos estatais competentes de vigilância e controle de medicamentos internacionais, além de fixar um prazo de 72 horas para a deliberação da Anvisa.

Assinam o documento o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), os parlamentares Alexandre Padilha (SP), Erika Kokay (DF), Zeca Dirceu (PR), Benedita da Silva (RJ), Henrique Fontana (RS) e Jorge Solla (BA); e os senadores Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA), Jean Paul (RN), Paulo Paim (RS) e Paulo Rocha (PA).

Instituto Butantan

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou ao Jornal Folha de S.P que recebeu a informação de que o assunto só será tratado em uma reunião marcada para o dia 11 de novembro. “Estou inconformado e ansioso”, afirma ele. “Uma liberação que ocorre em dois meses deixa de ser excepcional”, segue. “A fábrica do Butantan já está pronta para produzir a vacina. Estamos esperando apenas a autorização para importar a matéria prima e começar o processo”.

“Cada dia sem uma vacina representam entre 20 e 25 mil novos casos, entre os notificados, pois sabemos que há subnotificação de casos e mortes. A cada dia que a Anvisa não decide sobre a importação da matéria-prima há um atraso equivalente na produção da vacina que pode ser uma opção segura, viável e adequada, uma vez aprovada seu registro posterior e avaliação do Ministério da Saúde”, destacam os parlamentares.

Lorena Vale com PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100