PT: 41 anos de um partido raiz

Pouquíssimos partidos no mundo tiveram ou têm uma história tão rica e bonita como a do Partido dos Trabalhadores nesses seus 41 anos de vida.
Nesse curto período histórico, o PT colocou a questão democrática do pós-ditadura, fez oposição à onda neoliberal de FHC, combateu a desigualdade social durante os governos de Lula e Dilma, sofreu um golpe de Estado que mostrou a natureza antidemocrática das oligarquias brasileiras e enfrenta a barbárie ultraliberal e fascista do governo Bolsonaro.

Nosso partido nasceu do chão da fábrica, dos assentamentos dos sem-terra, das favelas e periferias das populações excluídas, da juventude, das mulheres, negros e negras que lutavam por seus direitos e contra a discriminação, e dos trabalhadores e trabalhadores e intelectuais que pensavam um novo Brasil.
Da favela do Chapéu Mangueira eu sentia que em todos os cantos do País o povo desejava o mesmo: ter vez e voz, ter um partido que fosse só nosso, dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Sentíamos orgulho em correr as favelas do Rio pedindo assinaturas para a fundação de nosso partido, cujo líder era alguém como a gente.

Víamos o Partido dos Trabalhadores como se fosse nossa carne social, a extensão de nosso corpo, um ser coletivo que sonha junto para transformar o Brasil num país mais justo e solidário, sem miséria, com democracia e soberania.
Muito mais do que um partido de representação política, nascemos e nos construímos como um partido orgânico das classes trabalhadoras.

Por isso, os reacionários, por mais que tentem, não conseguem acabar com a gente. Nada desanima nossa combativa militância e quando o nosso partido tropeça na rasteira dos golpistas, logo “se levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”.

Quando menos esperam os golpistas nós lançamos o companheiro Fernando Haddad como candidato a presidente para percorrer o Brasil defendendo o nosso avançado e atual Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil.
Colocado por Lula, a candidatura Haddad está fazendo girar a roda das esquerdas e expondo a necessidade de unidade e de consenso progressista para enfrentar e derrotar o bárbaro fascista que sonha em arrebentar a liberdade, o pensamento e os direitos de nosso povo.

Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

Viva Lula Inocente e Livre!

Benedita da Silva é deputada federal pelo PT-RJ, ex-governadora do Rio de Janeiro e primeira senadora negra do Brasil

Artigo publicado originalmente no Brasil 247

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex