Proposta do PT: Comissão aprova Estatuto das Populações Extrativistas

PUTY

A Comissão de Cultura aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei (PL 6408/13), do deputado Claudio Puty (PT-PA), que cria o Estatuto das Populações Extrativistas. “O Estatuto dos Extrativistas é um reconhecimento da importância destas populações para o desenvolvimento do Brasil. Com ele, estabelecemos diretrizes que garantem a valorização e a visibilidade social para consolidação dos direitos dos extrativistas”, explicou Puty.

Dentre os objetivos do estatuto estão uma política pública de saúde que a garanta o acesso a serviços de qualidade e adequados às características socioculturais das populações extrativistas; a promoção do desenvolvimento sustentável e a garantia de direitos das populações extrativistas afetadas direta ou indiretamente por projetos, obras e empreendimentos.

A proposta de Puty trata também da preservação do território e do enfrentamento dos conflitos decorrentes da expansão agropecuária e dos projetos de infraestrutura nacionais. O texto aprovado, argumentou o deputado, beneficiará uma parcela significativa de brasileiros, “pois as populações extrativistas estão presentes em todos os biomas, onde compartilham suas tradições religiosas, culturais e artísticas e participam da dinâmica econômica com centenas de produtos, mobilizando milhares de famílias no meio rural”.

O projeto ainda precisa ser aprovado pelas comissões de Agricultura e de Constituição e Justiça, antes de seguir para apreciação no Senado. 

Fundo da Amazônia Foi aprovado também nesta quarta-feira (4), na Comissão da Amazônia o projeto de lei (PL 4917/12), do deputado Cláudio Puty,que prevê que as deduções dos repasses dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) serão reduzidas em 25 pontos percentuais a cada ano, a contar do ano de aprovação desta lei.

Os recursos do FDA são destinados a investimentos em infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de negócios e de atividades produtivas. “Trata-se, portanto, de fundo da maior relevância para garantir a continuidade da política de desenvolvimento regional do País”, argumenta Cláudio Puty, na justificativa do projeto.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição de Justiça.

Vânia Rodrigues, com assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex