Projetos de Wadih Damous asseguram gratuidade da Justiça Trabalhista e restabelece contribuição sindical

Para minimizar parte dos efeitos nefastos da Reforma Trabalhista do governo ilegítimo de Temer, o deputado Wadih Lula Damous (PT-RJ) protocolou na Câmara, nesta semana, dois projetos de lei. O primeiro (PL 10.545/18) estabelece que o trabalhador só será condenado a arcar com custas e honorários advocatícios de processo na Justiça do Trabalho se perder totalmente a causa. “Quem advoga na Justiça do Trabalho sabe que as ações trabalhistas normalmente contêm vários pedidos, e essa nefasta reforma estabeleceu que basta que o empregado tenha uma das reivindicações rejeitada para ser condenado a pagar honorários. Isso é um absurdo, é uma injustiça”, protestou.

Wadih Damous explicou que a gratuidade de Justiça é um preceito constitucional e que no projeto ele propõe a revogação do dispositivo que torna obrigatório o pagamento de custas judiciais em caso de rejeição parcial de uma ação trabalhista.

Contribuição Sindical – No outro projeto (PL10.544/18), Damous propõe a criação da contribuição negocial no âmbito das organizações. Ele explica que ao tornar facultativa a contribuição sindical, essa reforma praticamente ditou a falência dos sindicatos. “Ora, a Constituição obriga os sindicatos a promover a negociação coletiva. Então, nesse sentido, nós estabelecemos a taxa negocial, para compensar a revogação, na prática, da contribuição sindical”, explicou. O deputado disse que, se for aprovada em norma coletiva a taxa assistencial, ou taxa negocial, independerá de autorização expressa dos trabalhadores o pagamento da contribuição dessa taxa.

O deputado Damous argumentou que a taxa é justa já que os benefícios da negociação coletiva, à qual os sindicatos estão obrigados por determinação de dispositivo constitucional, beneficia toda a categoria. “Ela não beneficia tão somente os sindicalizados, mas a todos os integrantes daquela categoria profissional ou daquela categoria econômica”, acrescentou.

Na avaliação do parlamentar, é correto, justo e necessário que os sindicatos tenham os meios materiais para dar conta dessa obrigação da negociação coletiva. “Isso requer a constituição de um corpo técnico especializado, isso requer a constituição de meios materiais. Por isso, instituímos a taxa negocial”, reforçou.

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex