Projeto que inscreve Lélia Gonzalez no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é aprovado na Comissão de Cultura

Deputadas Denise e Benedita. Foto: Lucas Leffa/Secom | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Projeto de lei nº 3001/2023, de autoria da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), reconhece a pensadora negra Lélia Gonzales enquanto heroína da pátria brasileira. Com relatoria da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o PL foi aprovado por unanimidade na Comissão de Cultura da Câmara Federal na quarta-feira (18).

A Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (18) o projeto de lei (PL 3001/2023,) de autoria da deputada federal Denise Pessôa, que pretende inscrever o nome da intelectual negra Lélia Gonzalez no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, permanentemente depositado no Panteão da Liberdade e Democracia Tancredo Neves, em Brasília (DF). Com relatoria da deputada federal Benedita da Silva, o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão, e vai agora à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser pautado no plenário da Câmara.

Lélia Gonzales foi uma ativista e intelectual brasileira, hoje considerada uma das pensadoras mais influentes do feminismo negro em todo o mundo. Corajosa e destemida, ela denunciou desde cedo o racismo e o sexismo enquanto formas de violência que colocam as mulheres negras em condição de subalternidade. “Para reconhecer a grandeza de Lélia, basta observar seu legado. Ela morreu em 1994, mas continua promovendo a conscientização a respeito das questões raciais no Brasil até hoje. Esse projeto de lei é mais um reconhecimento que Lélia, sem dúvidas, merece. Nossas pensadoras negras são, também, nossas heroínas – e espero que assim toda sociedade brasileira possa reconhecer Lélia diante de sua magnitude”, comenta a deputada Denise Pessôa.

Divulgação/FCP

Lélia Gonzales. Foto: Reprodução Fundação Palmares

Identidade negra

“A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora. Aí entra a questão da identidade que você vai construindo. Essa identidade negra não é uma coisa pronta, acabada. Então, para mim, uma pessoa negra que tem consciência de sua negritude está na luta contra o racismo” – a frase de Lélia Gonzalez é destacada no voto da deputada-relatora do projeto, Benedita da Silva, que entende a história enquanto um processo coletivo e reconhece a fundamental importância de se homenagear personagens históricos como Lélia Gonzalez a fim de resgatar a memória brasileira.

Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex