Privatização da Eletrobrás atingirá soberania nacional, alertam debatedores

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (10) audiência pública sobre a privatização do setor elétrico e os impactos para os trabalhadores. A iniciativa é da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro, deputada Erika Kokay (PT-DF). Participaram da audiência trabalhadores e representantes de entidades nacionais.

Erika Kokay afirmou que o objetivo do desgoverno Temer é se desfazer de setores estratégicos e que são importantes para a construção de um projeto de Nação. Para ela, o setor elétrico brasileiro passou a ser tratado como mercadoria pelo Governo, que já anunciou a venda da Eletrobrás.

“Todos nós sabemos que a Eletrobrás não será vendida para grupos brasileiros. Não podemos deixar que o governo golpista continue dizimando os patrimônios estatais. O desempenho da privatização não é para o bem do povo brasileiro, todo lucro é destinado para quem comprou”, alertou. “Quem leva metade do orçamento brasileiro são os rentistas, eles não possuem nenhuma ligação com o interesse dos trabalhadores”, afirmou Erika.

Para a representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Fabíola Latino, o impacto da privatização da Eletrobrás não atingirá somente os trabalhadores, mas também a soberania do país. “ Defender as empresas responsáveis pela distribuição de energia é defender o Brasil. Um exemplo de retrocesso foi a privatização das usinas de Jupiá e Ilha Solteira, onde o desemprego foi instalado da noite para o dia e 24 mil trabalhadores sofreram esse impacto”, lembrou.

De acordo com o diretor-executivo suplente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros, Gunter Angelokorte, os municípios brasileiros que têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos são aqueles que têm o maior consumo de energia elétrica. “ O sistema elétrico faz parte da infraestrutura e das condições mínimas de vida do ser humano. Considerar a energia apenas como um commodities é um crime, não podemos deixar que o ilegítimo toque na Eletrobrás”, defendeu.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê o aumento de tarifas com a mudança de regras que permitirá a privatização da Eletrobrás. O impacto inicial seria de 16,7% na tarifa de energia de imediato.

Layla Andrade

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100