Pressão popular: Novo Fundeb deve ser votado na próxima semana

O coordenador do Núcleo de Educação da Bancada do PT no Congresso Nacional, deputado Waldenor Pereira (PT-BA) e a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) informaram nesta terça-feira (7), que o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o Novo Fundeb (PEC 15/2015) será colocado em pauta na próxima semana. A garantia da inclusão da matéria na ordem do dia foi assegurada pelo presidente da Casa, em entrevista a uma emissora de televisão no último domingo (5).

A proposta prevê o aporte de 20% de recursos, por parte do governo federal para estados e municípios de forma escalonada até 2026.

“A nossa expectativa é aprovar na próxima semana essa PEC para constitucionalizar o Fundeb, tornando-o permanente para garantir mais recursos para a educação pública, porque nós estamos propondo ampliar a participação da União de 10% para 20%, portanto, vai dobrar a participação da União”, explicou o deputado Waldenor Pereira. O parlamentar lembra que atualmente a participação do governo federal no financiamento da educação básica pública é de apenas 10%.

O deputado relata que Rodrigo Maia argumentou sobre a necessidade de reuniões com a comissão especial que tratou do tema, e com líderes partidários, para fecharem o texto. Outra razão levantada por Maia é em relação às dificuldades financeiras da União ocasionada pela pandemia da Covid-19.

A nova proposta que Rodrigo Maia vai apresentar, segundo Waldenor, é a de que o complemento seja de 12,5% a partir do ano que vem e não de 15%, conforme estabelece o relatório final. A redução do índice é para se chegar a um acordo com o governo e a matéria entrar em pauta na semana que vem.

“Trata-se da principal fonte de financiamento da educação básica pública no Brasil. Se não houver a aprovação do Fundeb, acaba a educação pública no País”, sentenciou o deputado baiano.

Foto: Gabriel Paiva

Mobilização

Waldenor Pereira disse que o Núcleo de Educação da Bancada decidiu intensificar as mobilizações nacionais como forma de pressão popular para que a matéria seja votada e aprovada no Congresso Nacional.

“Hoje, por exemplo, teve um tuitaço nacional para pressionar o Congresso pela inclusão e votação do Novo Fundeb. Porque, como já destacamos anteriormente, o Fundeb no ano passado representou R$ 165 bilhões. Sem esse recurso e sua ampliação não há como financiar a educação pública”, reiterou.

Na opinião da deputada Rosa Neide, o Novo Fundeb é fundamental para que a volta às aulas em 2021 seja com o mínimo de segurança. Ela lembrou que a mobilização nacional – de todas as instituições da educação – são unânimes no entendimento de se votar o Novo Fundeb, de deixá-lo constitucionalizado e com mais recursos para educação. “Todos estão juntos nessa pauta, e não é possível que a Câmara não se agregue a essa vontade popular”, destacou.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100