A Liderança da Minoria na Câmara entregou, na última sexta-feira (5), o Prêmio Vozes da Resistência a pessoas e entidades que tiveram protagonismo no enfrentamento às ameaças e retrocessos concretos que marcaram o primeiro ano do governo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. Uma das entidades homenageadas foi a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo prêmio foi entregue pelo líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), durante evento virtual.
Ele observou que a CNBB sempre lutou pelo Estado Democrático de Direito, em defesa dos mais pobres e da vida, bandeiras que continuam empunhadas pela entidade católica. “Tenho um orgulho muito grande de entregar o Prêmio Vozes da Resistência à CNBB, uma entidade que tem história no Brasil, guarda as famílias brasileiras, sempre na resistência, dando voz de esperança, de solidariedade e de amor ao próximo”, disse o parlamentar. Guimarães dedicou a honraria a todos os que fazem parte da entidade.
Resistência
Foram premiados 15 nomes indicados pelos seguidores da Minoria nas redes sociais e que se destacaram na luta em defesa dos valores democráticos, dos direitos previdenciários e trabalhistas, de uma educação ampla e inclusiva, da valorização da ciência e pesquisa e da resistência dos povos tradicionais, além de outras áreas.
O vice-líder da Minoria, deputado Afonso Florence (PT-BA), homenageou o economista Eduardo Moreira, que atuou durante 20 anos no mercado financeiro, mas em 2018 mudou de vida e se transformou num dos principais aliados das lutas sociais. Ele morou, frequentou e visitou diversas comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos de reforma agrária.
Eduardo Moreira
Dada a trajetória do economista na defesa das causas sociais, Florence se disse “muito honrado com essa tarefa de apresentar o Prêmio Vozes da Resistência” a ele. “Parabéns, Eduardo, pelo seu trabalho e seu apoio às lutas sociais”, disse Florence.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) homenageou o metalúrgico e presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira. Bira, como é chamado pelos amigos, tem uma história de luta em defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas da classe trabalhadora e da Previdência pública, além de lutar contra os retrocessos implementados pelo governo Bolsonaro
“Bira um forte abraço. Vozes da Resistência com certeza precisava ter um nome forte com o seu, Bira é um prazer anunciar o seu nome”, afirmou Pimenta.
O troféu – com design especialmente criado e doado pela artista plástica Ana Durães – foi entregue de forma simbólica por líderes parlamentares dos partidos que compõem a bancada da Minoria e demais forças de oposição ao governo no Congresso: PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e Rede. Deputados e deputadas de todos os partidos participaram do evento virtual para fazer a entrega do prêmio.
Eis a relação completa dos homenageados:
- Eis a relação completa dos homenageados:
- CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –
- Pedro Gorki (Presidente da Ubes) –
- Eduardo Moreira (Economista)
- Raoni Metuktire (Liderança indígena) –
- Felipe Santa Cruz (Presidente OAB) –
- Ubiraci Dantas de Oliveira (Pres da CGTB) –
- Paulo Henrique Amorim ( jornalista- in memoriam ) –
- Bela Gil (Apresentadora, nutricionista e ativista)
- Preta Rara (Rapper e escritora) –
- Nara Maubrigades (OAB-Mulher, mais votada pelas redes) –
- Mazé Morais (Secretária de Mulheres da CONTAG) –
- Zélia Duncan (Cantora)-
- Denise Carvalho (Reitora UFRJ) –
- Selene Michielin (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) –
- Petra Costa (Cineasta) –
Lorena Vale, com Assessoria de Comunicação
TAGS,