Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação é entregue a Zezéu Ribeiro (in memoriam) e entidades

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) promoveu nesta quarta-feira (30), a cerimônia de entrega da 5ª edição do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. A premiação contempla três entidades e três personalidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Os deputados da Bancada do PT na Câmara Joseildo Ramos (BA) e José Ricardo (AM) indicaram três dos vencedores do prêmio.

O deputado Joseildo Ramos indicou o arquiteto e ex-deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA) na categoria “Habitação”. “Eu me sinto honrado em ter tido a oportunidade, em vida, de reverenciar a memória de alguém que lutou tanto por este País e pela qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou o parlamentar baiano.

Zezéu Ribeiro faleceu em 2015. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, elegeu-se deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2002. Sua esposa Lola Ribeiro participou da cerimônia e recebeu o prêmio acompanhada de seus filhos. “Zezéu foi um sonhador. Batalhava por um mundo mais justo, confiante na ação da educação e da cultura como meios de lapidação e desenvolvimento dos seres humanos. Seu compromisso era com a democracia, com a liberdade e o fim das desigualdades sociais e regionais”, discursou, emocionada, Lola Ribeiro.

Indígenas

Também na categoria “Habitação”, o deputado José Ricardo indicou a Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga (Aísma). A entidade desempenha atividades associativas ligadas à cultura, arte e defesa de direitos sociais. É formada principalmente por mulheres indígenas, na Amazônia, no estado do Amazonas e atualmente constrói casas por meio do “Programa Minha Casa, Minha Vida”.

José Ricardo também indicou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) na categoria “Saneamento” em parceria com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). O STIUEG lutou pela implementação da tarifa social nos serviços de saneamento do Estado de Goiás.

“Esse prêmio é fundamental para valorizarmos as várias iniciativas que acontece em todo o Brasil nessas três áreas fundamentais para o funcionamento das cidades. O saneamento é um direito. A água, por exemplo, é um direito humano, está na Constituição e está na Declaração Universal de Direito da Pessoa Humana”, assegurou José Ricardo.

Lorena Vale

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex