A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) promoveu nesta quarta-feira (30), a cerimônia de entrega da 5ª edição do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. A premiação contempla três entidades e três personalidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.
Os deputados da Bancada do PT na Câmara Joseildo Ramos (BA) e José Ricardo (AM) indicaram três dos vencedores do prêmio.
O deputado Joseildo Ramos indicou o arquiteto e ex-deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA) na categoria “Habitação”. “Eu me sinto honrado em ter tido a oportunidade, em vida, de reverenciar a memória de alguém que lutou tanto por este País e pela qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou o parlamentar baiano.
Zezéu Ribeiro faleceu em 2015. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, elegeu-se deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2002. Sua esposa Lola Ribeiro participou da cerimônia e recebeu o prêmio acompanhada de seus filhos. “Zezéu foi um sonhador. Batalhava por um mundo mais justo, confiante na ação da educação e da cultura como meios de lapidação e desenvolvimento dos seres humanos. Seu compromisso era com a democracia, com a liberdade e o fim das desigualdades sociais e regionais”, discursou, emocionada, Lola Ribeiro.
Indígenas
Também na categoria “Habitação”, o deputado José Ricardo indicou a Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga (Aísma). A entidade desempenha atividades associativas ligadas à cultura, arte e defesa de direitos sociais. É formada principalmente por mulheres indígenas, na Amazônia, no estado do Amazonas e atualmente constrói casas por meio do “Programa Minha Casa, Minha Vida”.
José Ricardo também indicou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) na categoria “Saneamento” em parceria com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). O STIUEG lutou pela implementação da tarifa social nos serviços de saneamento do Estado de Goiás.
“Esse prêmio é fundamental para valorizarmos as várias iniciativas que acontece em todo o Brasil nessas três áreas fundamentais para o funcionamento das cidades. O saneamento é um direito. A água, por exemplo, é um direito humano, está na Constituição e está na Declaração Universal de Direito da Pessoa Humana”, assegurou José Ricardo.
Lorena Vale