Prêmio Direitos Humanos será entregue dia 21 a pessoas e entidades

mandala_dhA Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República promove na próxima segunda-feira (21), a entrega do Prêmio Direitos Humanos 2008. O evento acontece juntamente com o lançamento do Programa Nacional dos Direitos Humanos 3 (PNDH 3), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade está marcada para às 9h.

O comitê de julgamento da 15ª edição do Prêmio Direitos Humanos 2008 escolheu na semana passada os vencedores (pessoas e instituições) nas 16 categorias de premiação. O Prêmio Direitos Humanos é uma honraria concedida desde 1995 pelo governo brasileiro a pessoas, entidades públicas e da sociedade civil que se destacaram na defesa, promoção e no combate às violações dos Direitos Humanos. Nesta edição, serão premiados 16 personalidades ou entidades.

Os premiados desta edição são: Abdias do Nascimento, categoria Igualdade Racial; Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares, categoria Educação em Direitos Humanos; Augusto Boal (in memorian), categoria Livre; Manoel Bezerra de Mattos Neto (in memorian), categoria Dorothy Stang; grupo Afroreggae, categoria Enfrentamento à Violência; Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), categoria Enfrentamento à Pobreza; Departamento de Polícia Rodoviária Federal, categoria Segurança Pública e Edinaldo César Santos Junior, na categoria Enfrentamento à Tortura.

Também serão premiados Inês Etienne Romeu, categoria Direito à Memória e à Verdade; Centro Feminista de Estudos e Assessoria, categoria Igualdade de Gênero; Maria Berenice Dias, categoria Garantia dos Direitos da população LGBT; Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania do Amazonas, categoria Santa Quitéria do Maranhão; padre Ricardo Rezende Figueira, categoria Erradicação do Trabalho Escravo; Antonio Oliveira Lima, categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal do idoso de Florianópolis, categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa; e Rosangela Berman Bieler, Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Portal da Secretaria de Direitos Humanos

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também