Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), o Fórum Nacional de Governadores se reúne com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), por videoconferência., a partir das 11 horas.

Na pauta, o tema do ICMS sobre os combustíveis. Os governadores questionam a proposta que foi aprovada pela Câmara, que estabelece valor fixo para a cobrança do imposto, por não tratar da causa central do reajuste, que é a dolarização dos preços. A proposta agora será analisada e votada pelo Senado Federal e já recebeu críticas também dos senadores da Bancada do PT.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste, critica a intenção do governo e lembra que a  prática do preço internacional foi liberada em 2016. “O que o Brasil que é auto suficiente em combustíveis, tem haver com o preço do petróleo do mundo?”, pergunta Wellington. Os governadores defendem “uma Reforma Tributária que ajude o Brasil a sair da crise”, enfatiza.

Tabela ICMS dos Estados

Debate no Senado

Senadores do PT no Senado já demonstraram sua preocupação com a proposto do governo Bolsonaro que nas próximas semanas será analisada naquela casa. Eles também reforçam que a iniciativa torna o ICMS invariável frente às mudanças de preço do combustível ou do câmbio, mas não traz nenhuma solução para a política de dolarização dos preços dos combustíveis. Além disso, a proposta que foi aprovada na Câmara Federal é punitiva com estados e municípios ao seguir a tese do governo federal de que a culpa pelos aumentos dos combustíveis é dos impostos locais.

“O presidente da República quer reforçar a tese absurda de que o combustível está alto por culpa dos governadores. Só no governo do Bolsocaro, pela nova política de preços da Petrobras, o gás de cozinha subiu 73% e a gasolina aumentou 57%, enquanto o ICMS não mudou”, lembrou o senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria no Senado, após a aprovação da matéria pela Câmara.

Um estudo do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda Estaduais, aponta que haverá uma perda de 24,1 bilhões de reais para estados e municípios com a aprovação da proposta que foi aprovada pelos deputados federais e agora tramita no Senado.

Da Redação, com PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100