Praciano considera projeto que transforma corrupção em crime hediondo insuficiente

Praciano
Foto: Agência Câmara
O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, deputado Francisco Praciano(PT-AM), afirmou nesta segunda-feira (5) que a votação do projeto de lei (PL 5900/13), do Senado, que transforma a corrupção em crime hediondo é bom, mas não é suficiente para coibir o problema no País. O projeto está na pauta de votação desta semana da Câmara. 

Segundo Praciano, as penalidades mais rigorosas só surtirão efeito se os processos tiverem celeridade na Justiça. “São mais de 80 milhões de processos na justiça e os crimes hediondos e de corrupção não podem ficar nas gavetas”, advertiu o deputado.

Além do aperfeiçoamento do Estado e dos sistemas de fiscalização como os Tribunais de Contas e a Advocacia Geral da União (AGU), o deputado Praciano defendeu que a Câmara vote vários projetos que dê celeridade às ações do Judiciário e respondam ao clamor popular.

Prioridade – A Bancada do PT quer prioridade para o PL 6616/09, do Executivo, que tramita apensado ao PL 5900/13. A proposta do governo, encaminhada pelo então presidente  Lula, em 2009, transforma a corrupção ativa ou passiva em crime hediondo e prevê reclusão de 10 a 25 anos para as pessoas que se envolverem nessa prática.

 O projeto também aumenta a pena quando esses crimes forem cometidos por agentes públicos dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, dirigentes de autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista, e comandantes das Forças Armadas.

 A proposta qualifica o peculato (ato contra a administração em geral, praticado por servidor público), a concussão (ato de exigir para si ou para outros, dinheiro ou vantagem pelo servidor público), a corrupção passiva (quando o agente público pede uma propina para fazer ou deixar de fazer algo) e a corrupção ativa (quando alguém oferece facilidades para o agente público fazer ou não algo impróprio) como crimes hediondos e passíveis de prisão temporária.

Ivana Figueiredo com agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também