Políticas voltadas para agricultura familiar são destaque no combate à fome

lucichoinackientrevista
Foto: Gustavo Bezerra
 
Representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apresentaram ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, a contribuição da agricultura familiar no combate à fome e na superação da extrema pobreza. Os resultados dos relatórios “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo” e “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil – Um Retrato Multidimensional” foram divulgados na terça-feira (16), em Brasília.
 
De acordo com os documentos, a agricultura familiar desempenhou papel importante no aumento da oferta de alimentos. Somente no ano passado, os investimentos em programas de apoio aos agricultores familiares somaram R$ 17,3 bilhões.
 
A deputada Luci Choinacki (PT-SC)titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural atribuiu o fato às políticas públicas brasileiras. “A agricultura familiar é uma fonte de riqueza para combater a fome no mundo. O Brasil é um exemplo de desenvolvimento para outros países. Aqui investimos em apoio técnico, no comércio, em logística, em créditos para os produtores, no incentivo do consumo, na valorização da mulher no campo e na geração de empregos.”
 
Outra ação reconhecida pela FAO foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que estabelece como meta a compra de 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar diretamente dos produtores locais.
 
Reforma agrária – Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, a reforma agrária também merece menção nos êxitos alcançados pelo País. “Com políticas voltadas para a reforma agrária e concessão de crédito, possibilitamos aos trabalhadores uma alimentação melhor, além de condições para que produzissem excedentes que contribuíram com a saúde da população brasileira. Geramos renda, reduzimos a desigualdade e aumentamos a capacidade de produção do País”, destacou.
 
Representante Regional Adjunta da FAO para a América Latina, Eve Crowley explicou que os avanços brasileiros foram possíveis porque os programas de distribuição de renda e erradicação da pobreza estão vinculados às políticas de fortalecimento da agricultura familiar.  “A agricultura familiar é uma poderosa ferramenta para garantir a segurança alimentar da população mundial e das futuras gerações. Essa é uma visita de agradecimento e de esperança para podermos continuar atuando juntos”.
 
O desempenho brasileiro é um marco. De acordo com os relatórios apresentados pela FAO, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome em 2014.  Os documentos também mostram que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, têm no Brasil nível menor que 5% – percentual fixado pela organização para considerar um país superou o problema da subnutrição.
 
PT na Câmara com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100