Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Sibá Machado (PT-AC) usou a tribuna da Câmara esta semana para lembrar nascimento do Partido dos Trabalhadores e reverenciar as conquistas do povo brasileiro a partir dos governos petistas à frente do Executivo Federal. De acordo com Sibá, o País vive um momento impar, diferente daquele que foi herdado no primeiro governo do ex-presidente Lula.
“Vivemos hoje em um País modernizado, de classe média, em vez daquele País de pessoas extremamente pobres. Temos um Brasil de quase pleno emprego, soberano e respeitado, em vez de subalterno e periférico. Temos um País com universidades abertas aos pobres, aos negros e aos indígenas, em vez de um país das elites brancas”, orgulhou-se Sibá Machado.
O parlamentar lembrou que o modo petista de enxergar o País trouxe muitos benefícios à classe trabalhadora, entre elas, ele ressaltou o aumento do poder de compra do trabalhador, com a política de valorização do salário mínimo. Segundo ele, o mínimo teve aumento real de 72%, de 2003 a 2013.
De acordo com o petista, o sonho acalantado pelos brasileiros e prometido pelo governo do PSDB (1999-2002) de um salário mínimo de 100 dólares não passou de “promessa e ilusão”. Esse sonho só foi realizado, explicou o deputado, com o governo do PT que superou essa meta, oferecendo, atualmente, 340 dólares – o triplo do desejo manifestado pela população à época da administração tucana.
“Enquanto 26 milhões de brasileiros deixaram as classes D e E, a classe C aumentou em 35 milhões e as classes A e B, em 8 milhões de brasileiros. A perspectiva é de que a classe C incorporará mais 15 milhões de pessoas até 2014, atingindo aí 59% da população, de acordo com as projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)”, constatou.
Além disso, o parlamentar apontou os avanços na área da educação com a valorização da educação infantil, fundamental e médio; ensino profissional e tecnológico e, no ensino superior. Já em relação à saúde, o deputado destacou as ações implementadas com vista ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na busca pela qualidade dos serviços de saúde prestados.
Para Sibá Machado o sucesso dos governos do PT foi demonstrado através das pesquisas. O parlamentar revela que o governo Lula, ao deixar o governo em 2010, saiu com 83% de aprovação, segundo o Instituto Datafolha. Em recente pesquisa da CNI/Ibope, destaca o petista, a presidenta Dilma Rousseff chegou ao final do segundo ano de governo com uma taxa de aprovação de 78%.
“Por trás desses números, há gente em todos os rincões do País se beneficiando das políticas públicas dos governos Lula e Dilma. É o cuidado com as pessoas, especialmente com os mais pobres, o maior patrimônio desses 10 anos em que o PT e os partidos aliados governam o Brasil. É esse o legado que vamos deixar para a história”, disse.
Benildes Rodrigues