PNE: Comissão rejeita alterações no parecer de Ângelo Vanhoni

PNE-23-04-14

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

A Comissão Especial criada para analisar o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10, do Executivo) rejeitou na tarde desta quarta-feira (23) três destaques que alteravam o texto original do relator da matéria, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). As emendas rejeitavam o artigo 5º, § 5º do texto aprovado pelo Senado (incluído pelo relator no parecer final do colegiado), que incluía programas educacionais de expansão da educação profissional e superior. O texto base do PNE foi aprovado na terça-feira.

“É preciso deixar claro que a aplicação dos 10% do PIB na educação pública já está garantida no texto aprovado pelo Senado e pela na Câmara, e que deverá ser confirmado pelo plenário desta Casa”, garantiu Vanhoni. De acordo com o relator, é errada a percepção manifestada pelos proponentes do destaque de que a inclusão de outros programas educacionais como investimento público poderia reduzir o percentual de recursos destinados exclusivamente à educação publica.

“A Constituição Federal, nos artigos 213 e 214, prevê investimentos públicos em programas como o Prouni, o Fies, o Ciência Sem Fronteiras, e a transferência de verbas destinadas à educação especial, por meio do Fundeb. Não há o menor risco de não haver recursos para cumprir todas as metas do PNE”, afirmou.

Segundo ele, o argumento de que reservar recursos para esses programas como o Prouni enfraqueceria a expansão da rede pública de ensino superior também é igualmente equivocada. “Todas as metas estão bem claras no PNE. Vamos elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior em 50%, e garantir que, no mínimo, 40% das novas vagas sejam asseguradas no segmento público”, explicou.

Ainda de acordo com Vanhoni, a expansão do ensino superior vai garantir até o final do cumprimento do Plano (em 2014) a criação de mais 2,8 milhões de vagas apenas no sistema público. Atualmente, o País oferece 1,3 milhões de vagas. “Ou seja, vamos mais do que dobrar a oferta no ensino público superior. Bem mais do que foi feito nos últimos 100 anos no Brasil”, ressaltou.

Por causa do início da Ordem do Dia no plenário, a votação dos destaques ao PNE foi encerrada. A apreciação dos destaques restantes deverá ser concluída no próximo dia 6 de maio, às 14h, em plenário a definir.

Também estiveram presentes à reunião os deputados petistas Artur Bruno (CE), Fátima Bezerra (RN), Iara Bernardi (SP), Margarida Salomão (MG) e Pedro Uczai (SC).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex