Plenário conclui votação da PEC da aposentadoria por invalidez e aprova crédito suplementar para o Fies

VicentinhoTribuna

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (16), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 434/14) que trata da aposentadoria por invalidez para o servidor público. A nova regra vale para os servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A PEC segue para análise do Senado.

O Líder do PT, deputado Vicentinho (SP), elogiou a aprovação. “Essa PEC tem tudo a ver com a dignidade dos acidentados, das pessoas com problemas de saúde, que não podem pagar e sofrer com a indiferença. Esta é uma causa de todos nós”, disse.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também comemorou a aprovação da PEC. “Estamos corrigindo minimamente uma iniquidade praticada contra os servidores públicos”.

Regras – Pelo texto aprovado, o servidor da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e se aposentou ou venha a se aposentar por invalidez permanente, receberá vencimento integral igual à remuneração do cargo efetivo que ocupava quando se deu a aposentadoria.

Para os que ingressaram no serviço público a partir de 1º de janeiro de 2004, as regras para a remuneração da aposentadoria por invalidez obedecerão à média das maiores remunerações – 80% do período contributivo – com limite da última remuneração no cargo efetivo.

Medida Provisória – Os deputados aprovaram também nesta terça-feira (16) a MP 655/14, que concede crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões ao Ministério da Educação para cobrir despesas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A MP segue para análise do Senado.

Outra medida, a MP 656/14, também foi apreciada, mas até o fechamento desta edição ainda não estava concluída a votação. A MP traz, entre outros benefícios, a prorrogação de diversas medidas de isenção tributária como a isenção de Imposto de Produtos Industrializados (IPI) sobre computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones e, também, estimula o crédito imobiliário. O deputado Afonso Florence (PT-BA) presidiu a comissão mista que analisou a medida.

Orçamento Impositivo – O plenário também concluiu, com a apreciação dos destaques, a votação em primeiro turno do substitutivo do Senado à proposta de emenda à Constituição (PEC 358/13) que trata do Orçamento Impositivo e torna obrigatório o pagamento das emendas individuais dos parlamentares. Ainda falta votar a PEC em segundo turno. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) presidiu a comissão especial que analisou a proposta.

Cargos – Foi aprovado ainda pelo plenário o Projeto de Resolução 266/14, da Mesa Diretora da Câmara, que fixa a distribuição de cargos para o funcionamento dos partidos na próxima legislatura (2015 a 2018).

Congresso – Até o fechamento desta edição havia a expectativa da realização de uma sessão do Congresso Nacional para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária para 2015.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex