Plenário aprova várias MPs que trancavam pauta da Câmara

Arlindo22052014

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (21), sob a presidência do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) em boa parte da sessão, várias medidas provisórias (MPs) que trancavam a pauta de votação e que tratam de temas de interesse da sociedade brasileira.

Os deputados aprovaram o texto original da MP 630/13, que permite o uso das regras do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) na licitação de obras e serviços de engenharia relacionados à construção, ampliação ou reforma de presídios e unidades de internação de adolescentes infratores. A matéria vai à promulgação.

A MP retornou para nova votação porque o Senado rejeitou o projeto de lei de conversão da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), aprovado pela Câmara, que permitia o RDC para todas as licitações públicas. Em nova votação nesta quarta-feira, deputados limitaram essa ampliação às obras em presídios. O deputado José Guimarães (PT-CE) foi o relator-revisor da comissão mista que analisou a medida.

O RDC diminui prazos e simplifica a análise de recursos nas licitações, permitindo ainda a modalidade de contratação integrada, quando uma única empresa fica responsável pela obra toda, desde os projetos básico e executivo até a entrega do objeto em condições de uso.

Atualmente, o RDC já é utilizado, entre outras situações, nas obras da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas de 2016; nas ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); dos sistemas públicos de ensino e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Garantia Safra – Os deputados concluíram ainda a votação da MP 635/13, que autoriza o pagamento de um adicional mensal do benefício Garantia-Safra a agricultores familiares em razão de perda de safra devido à seca. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) foi o vice-presidente da comissão mista que apreciou a medida. A MP segue para análise do Senado.

O Fundo Garantia-Safra foi criado pela Lei 10.420/02 e permite indenização aos agricultores familiares de municípios localizados na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para receber o benefício correspondente, é preciso comprovar a perda de, pelo menos, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão devido às intempéries climáticas.

Mais MP – Também foi aprovada a MP 633/13, que aumenta em R$ 80 bilhões o limite de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com subvenção de juros da União. A medida segue para apreciação do Senado.

O texto incluiu artigo que autoriza a União a conceder mais R$ 30 bilhões de crédito ao BNDES. A solicitação foi do deputado Sibá Machado (PT-AC).

PIS – Outra medida aprovada pelos deputados foi a MP 634/13. Entre outros itens, ela isenta os importadores de álcool do pagamento de PIS/Pasep-importação e Cofins-importação até 2016. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) presidiu a comissão mista que analisou a MP, que segue para o Senado.

Incentivo – Ainda foi aprovada a MP 638/13, que institui o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). O deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) foi o relator na comissão mista. A MP segue para o Senado. O texto aprovado também incluiu a reabertura de prazo para adesão das entidades filantrópicas da área de saúde em programa de moratória e perdão de dívidas com o fisco federal.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100