Plenário aprova MP que estabelece isonomia entre produto nacional e importado

sibaentrevista

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (19), com 323 votos favoráveis, o texto base da medida provisória (MP 668/14) que prevê, entre outros itens, alteração das alíquotas e mecanismos de habilitação de crédito tributário no PIS/Pasep e na Cofins para importação. A medida faz parte do conjunto de iniciativas do governo para o reequilíbrio da economia. Ainda falta apreciar destaques ao texto para concluir a votação da matéria.

O líder da Bancada do PT, deputado Sibá Machado (AC), elogiou a aprovação e reiterou que a ideia é garantir a isonomia competitiva dos produtos nacionais em relação aos estrangeiros. “O objetivo central é fazer o mínimo de equilíbrio entre os produtos importados pelo Brasil e aqueles que venham a competir com a indústria nacional”, afirmou.

Para o deputado Padre João (PT-MG), vice-presidente da comissão mista que analisou a medida, a MP é “fundamental como instrumento – não de blindagem – mas de defesa da indústria brasileira, que precisa de uma garantia de sobrevivência”.

“Quando há uma facilidade de importação e o produto do exterior chega mais barato, isso pode levar um setor ou uma indústria a uma crise. Garantir esse equilíbrio é muito importante para o País, dando segurança para quem investiu, gerando emprego e renda no Brasil”, destacou o deputado Padre João.

Urgência – Também foi aprovado pelo plenário o regime de urgência para tramitação de duas mensagens do Executivo que tratam de acordos internacionais celebrados entre os países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Os acordos criam o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) dos Brics e determinam o Arranjo Contingente de Reservas dos Brics, no valor inicial de 100 bilhões de dólares, para socorro mútuo em caso de crise de liquidez.

Equipe PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também