PL de Cotas deve avançar na Câmara dos Deputados nas próximas semanas

Deputada Carol Dartora. Foto: Gabriel Paiva

Deputada Carol Dartora é a relatora do PL que trata das cotas no serviço público.

O projeto de lei (PL 1958/2021), que trata das cotas no serviço público e tem a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) como relatora, está prestes a avançar na Câmara dos Deputados. Após intensas articulações, o requerimento de urgência da proposta foi protocolado nesta semana pelo líder do PT, deputado Odair Cunha (PT-MG), com o apoio de 402 parlamentares, superando as 257 assinaturas necessárias para que o PL siga em regime de urgência.

A proposta, que será apreciada na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS), tem origem no Senado, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O texto reserva 30% das vagas oferecidas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A medida abrange cargos na administração pública federal direta, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

Leia Mais: PL de Cotas: Carol Dartora expõe impacto do racismo na exclusão salarial

Equidade racial

Carol Dartora, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional pelo estado do Paraná, tem sido uma defensora ativa da proposta, destacando a sua relevância para a promoção da equidade racial no Brasil. “Essa é uma vitória que reforça nosso compromisso com a inclusão e justiça social. Já vemos esse porcentual sendo utilizado em editais importantes, como no Concurso Nacional Unificado (CNU) e no mais recente edital dos Correios”.

Com o requerimento de urgência aprovado, a expectativa é que o PL seja votado na próxima semana na CPOVOS e avance rapidamente no plenário da Câmara, consolidando-se como um marco na ampliação de oportunidades para grupos historicamente marginalizados no serviço público federal.

Você sabia?

O texto da Lei de Cotas de Curitiba, de autoria de Carol Dartora e sancionada em 20 de dezembro de 2021, embasou as mudanças propostas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e pelo Ministério da Igualdade Racial ao texto de Paim, que acolheu as recomendações.

Assessoria de Comunicação deputada Carol Dartora

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex