Pimenta faz apelo a autoridades da Igreja pela permanência no RS de pioneira da economia solidária

Irmã Lourdes Dill, de Santa Maria. Foto: Divulgação Feicoop

O vice-líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), defendeu nesta quinta-feira (10), durante o tempo da liderança do partido, a permanência da Irmã Lourdes Dill – umas das lideranças pioneiras do Movimento da Economia Solidária no Brasil – na cidade de Santa Maria (RS). O parlamentar ressaltou que não vê necessidade de transferir a religiosa, que tem 70 anos de idade e 35 anos de serviços sociais prestados à região, para o município de Barra do Corda (MA).

Durante o pronunciamento, o vice-líder fez um apelo ao bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, e à Provincial das Irmãs Filhas do Amor de Vida, Irmã Jacinta Webler, para que evitem a partida da Irmã Lourdes Dill. O parlamentar lembrou que conhece a religiosa há muitos anos, e que ela implantou um dos núcleos pioneiros da Economia Solidária no País.

“E este projeto fez com que a ideia da economia solidária fosse muito além do coração do Rio Grande. O setor nasce de uma concepção de gestão pública, que inspirou inclusive iniciativas dos nossos governos, que esteve ao lado de grandes líderes religiosos, mas também leigos, como Paul Singer, D. Helder, Bispo D. Ivo e tantas outras pessoas que acreditam, sim, que é possível construir uma sociedade diferente, justa a partir de outros valores, que acredita na organização social pela base, na produção orgânica de uma economia baseada na fraternidade, na solidariedade, no amor ao próximo”, afirmou.

Legado

O vice-líder disse que concorda com o argumento de que “ninguém é insubstituível”, mas ressaltou que, nesse caso, não existe uma razão convincente que justifique a transferência. Paulo Pimenta explicou que, no caso de Irmã Lourdes Dill, a sua trajetória não pode ser separada do seu legado.

“E todos nós, neste momento, ainda queremos entender qual a necessidade de transferir uma senhora de 70 anos, com 35 anos dedicados a uma causa, a um projeto que deu certo, que dialoga com aquilo que o Papa Francisco tanto tem estimulado, a luta do combate à fome, da produção orgânica de alimentos com preço justo, a organização do povo, a solidariedade, o amor”, observou.

Como exemplo da falta que Irmã Lourdes Dill vai fazer para Santa Maria e região, Paulo Pimenta comparou à tristeza que figuras históricas como Irmã Dorothy, Padre Júlio Lancellotti ou Irmã Dulce sentiriam se fossem separados da missão de toda uma vida.

“Eu estou aqui para fazer um apelo: que nós possamos pensar sobre tudo isso. Portanto, prezado arcebispo, e no meu provincial, eu venho a esta tribuna, a este lugar tão importante da Câmara dos Deputados, por onde passou Ulysses Guimarães, Mário Covas e outros nomes tão importantes, fazer um apelo, porque eu tenho certeza de que é um apelo de todos nós: Deixe a irmã Lourdes ficar! Ela é muito importante para nós e para tudo aquilo que nós acreditamos”, finalizou.

Deputado Pimenta com irmã Lourdes Dill. Reprodução Facebook Paulo Pimenta

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também