Representantes do Comitê Nacional Contra as Privatizações dos Correios se reuniram com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, para buscarem apoio da Bancada do PT contra os retrocessos do governo de Jair Bolsonaro, que quer privatizar a ECT.
Saulo Gomes, servidor dos Correios e integrante do comitê, afirmou que ao contrário do que diz o governo federal, os Correios é autossustentável e dá lucro. Em 2018 o resultado positivo ultrapassou os R$ 160 milhões.
Outro ponto que Gomes ressaltou é o serviço social que a empresa desempenha na sociedade brasileira. Durante as tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, os Correios cuidaram da logística de levar e entregar os mantimentos, roupas e águas aos desabrigados. “Se não fosse os Correios, o próprio governador de Minas disse que não conseguiria ter atendido esses locais”, lembrou.
O deputado Paulo Pimenta deixou claro que a Bancada do PT é contra a privatização da estatal e que vai lutar contra esses retrocessos no Parlamento.
Com mais de 350 anos, os Correios é a única instituição presente em todos os municípios do Brasil. Se houver privatização, milhares de cidades podem ficar sem atendimento. Além de entregar correspondências, encomendas, distribuir livros didáticos, os Correios possuem o Banco Postal que cumpre funções bancárias em 2.230 cidades onde não existem bancos.
Lorena Vale