PIB volta a crescer. Brasil sai da recessão

meirelleA economia brasileira voltou crescer no segundo trimestre deste ano, com alta de 1,9% frente aos três meses imediatamente anteriores. O governo avaliou a alta no Produto Interno Bruto (PIB) como uma evidência de que o país estava preparado para a crise mundial e saiu da recessão. Na prática, o resultado do segundo trimestre tira o Brasil da recessão técnica – marcada por dois períodos consecutivos de crescimento negativo do seu produto.

 A previsão é de alta também no terceiro trimestre (leia matéria abaixo). O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse o resultado do segundo trimestre revela que o Brasil, seguramente, saiu mais forte da crise que outros países. Ele alertou, no entanto, que “não é hora de baixar a guarda”. “Dados preliminares indicam que o Brasil é um dos líderes, talvez o líder em crescimento na saída da recessão. Temos que continuar trabalhando. Há muita coisa ainda a fazer. Não é hora de baixar a guarda” , disse Meirelles.

Ele afirmou ainda que é preciso, em primeiro lugar, manter o equilíbrio macroeconômico no Brasil. “Temos de administrar com sabedoria os mercados cambiais, mantermos o câmbio flutuante, continuarmos acumulando reservas. O Banco Central tem que manter sua política de estabilidade macroeconômica à frente”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho da economia brasileira um ano depois do aprofundamento da crise financeira global e destacou que o governo tomou as medidas no momento certo para evitar que o país sofresse como o restante do mundo. Segundo Lula, o resultado do PIB do segundo trimestre deve-se sobretudo à parte mais pobre da população por ter mantido o consumo em alta apesar da crise global.

A referência de Lula aos mais pobres deve-se à informação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que a recuperação entre abril a junho foi puxada pelo consumo das famílias. Nesse segmento, expansão ficou acima da observada nos seis meses anteriores. O indicador avançou 2,1% em relação ao primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2008, o ganhou foi de 3,2%

O IBGE informou que também pesaram para o incremento no PIB os investimentos do governo. Segundo Lula, isso só foi possível por causa da ousadia do governo brasileiro de acelerar os gastos com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de mais de R$ 500 bilhões para uma quantia além dos R$ 600 bilhões.

Equipe Informes com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100