PGR acata pedido de Zeca Dirceu para investigar Zé Trovão por ameaça contra Lula

Líder Zeca Dirceu. Foto: Gustavo Bezerra

A Procuradoria-Geral da República (PGR) aceitou o pedido protocolado pelo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR) – junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) -, para investigar o deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) por ameaças feitas por ele contra o presidente Lula. Provocada pelo STF a se manifestar, a PGR manifestou a necessidade de apuração do fato visando uma possível ação do Ministério Público contra o bolsonarista.

“Constata-se a necessidade de serem apurados mais detidamente os contornos dos fatos descritos, realizando diligências que permitam ao Ministério Público formar, com segurança, a opinio delicti (opinião a respeito do delito)”, afirma na decisão a vice-Procuradora-Geral da República Ana Borges Santos.

A PGR ainda recomendou a oitiva de Zé Trovão, além da “preservação, extração e juntada, mediante elaboração de laudo pericial, de todas as postagens, publicações e mensagens mencionadas” por Zeca Dirceu.

Na representação inicial enviada ao STF, o petista acusa Zé Trovão pela prática de apologia à violência e discurso de ódio, além de ameaça ao presidente Lula. Como prova, o líder petista anexou ao documento um vídeo postado pelo deputado bolsonarista em suas redes sociais na qual ele distorcia uma fala do presidente Lula e o atacava por suspostamente defender pessoas encarceradas.

Ameaça bolsonarista

No vídeo, Zé Trovão disse: “Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! (…) Seus tempos estão no fim Lula, e nós vamos te arrancar dessa cadeira e vamos te devolver pra cela que você nunca deveria ter saído. (…) Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão (…) Você tem que passar o resto da sua vida preso, não só você, você e todos que te acompanham, porque bandido, bandido bom é na cadeia ou é morto”.

O líder petista destacou na representação que os termos usados no vídeo pelo bolsonarista tratam-se de “evidente ameaça, incitação e apologia à morte do Chefe do Executivo”. “Trata-se de uma conduta que, para além da prática criminosa de per si, reafirma, infelizmente, uma visão de mundo permeada pelo ódio e desinteligência democrática. O representado, com as ameaças perpetradas, busca a todo custo manter viva uma cultura do ódio inconsequente, que estimula, sob um falso discurso de liberdade e da desumanizadora frase “bandido bom é bandido morto”, a violência e a intimidação como instrumentos de disputa democrática”, detalha Zeca Dirceu.

Polícia Federal no caso

A PGR pediu ainda na decisão que o ministro da Justiça, Flávio Dino, tome ciência do caso para, se quiser, solicite uma investigação via Polícia Federal. Nesse caso, as diligências visando a resolução do caso tem prazo de 60 dias. A vice-PGR também solicitou às plataformas de redes sociais o número de visualizações e compartilhamentos da postagem do deputado bolsonarista contra Lula e ainda o teor da fala original que teria sido alterado por Zé Trovão.

 

Íntegra da ação

https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Representacao-Delatio-criminis-contra-Dep.-Ze-Trovao-Ameaca-e-Apologia-de-Crime_.pdf

 

Héber Carvalho com informações da coluna Lauro Jardim (O Globo)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100