(*) João Daniel
Em junho de 2022, quando eu era presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) — hoje Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) —, participei da Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar, fiscalizar e propor providências sobre a apuração dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Juntamente com outros seis deputados federais e cinco senadores, fomos à cidade de Atalaia do Norte, uma região marcada por diversos conflitos e atentados contra os povos indígenas.
Todos lembram, e nós sergipanos e o povo brasileiro, nos sentimos indignados na época com tamanha brutalidade cometida contra Dom e Bruno e contra os povos indígenas, que contavam com apoio desses lutadores pelas causas dos povos da floresta, denunciando as atrocidades cometidas na Amazônia, promovida por madeireiros, pecuaristas, mineradores e grandes latifundiários contra aqueles que defendem o meio ambiente e melhores condições de vida para a população ali existente.
Ao longo de dois anos, nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF), incluindo Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, apontado como o mandante do duplo-homicídio. Segundo o inquérito, ele forneceu os cartuchos usados no assassinato e financiou a organização criminosa responsável pela ocultação dos corpos. Os outros oito indiciados participaram da execução.
A PF concluiu o inquérito e o documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira (1/11), que deve promover a denúncia, para que se faça justiça. Como vimos em nossa visita, absurdos como os que ocorreram com Bruno e Dom são frequentes e têm que ser devidamente investigados e os responsáveis punidos, para servir de lição àqueles que muitas vezes se escondem na impunidade.
O Governo Lula tem feito um grande esforço para conter a violência na área, nessa sua luta de reforçar o controle e a fiscalização daquele bioma, fundamental para o equilíbrio ambiental do país e do mundo.
Nossas homenagens, novamente, às famílias desses dois bravos defensores dos povos originários e da nossa natureza! Bruno e Dom, sempre presentes!
João Daniel é deputado federal pelo PT de Sergipe
Leia também: Comissão de Agricultura aprova projeto que visa dificultar a Reforma Agrária, denuncia João Daniel