PF conclui o inquérito sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips

Deputado João Daniel. Foto: Gabriel Paiva

(*) João Daniel

 

Em junho de 2022, quando eu era presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) — hoje Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) —, participei da Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar, fiscalizar e propor providências sobre a apuração dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Juntamente com outros seis deputados federais e cinco senadores, fomos à cidade de Atalaia do Norte, uma região marcada por diversos conflitos e atentados contra os povos indígenas.

Todos lembram, e nós sergipanos e o povo brasileiro, nos sentimos indignados na época com tamanha brutalidade cometida contra Dom e Bruno e contra os povos indígenas, que contavam com apoio desses lutadores pelas causas dos povos da floresta, denunciando as atrocidades cometidas na Amazônia, promovida por madeireiros, pecuaristas, mineradores e grandes latifundiários contra aqueles que defendem o meio ambiente e melhores condições de vida para a população ali existente.

Ao longo de dois anos, nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF), incluindo Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, apontado como o mandante do duplo-homicídio. Segundo o inquérito, ele forneceu os cartuchos usados no assassinato e financiou a organização criminosa responsável pela ocultação dos corpos. Os outros oito indiciados participaram da execução.

A PF concluiu o inquérito e o documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira (1/11), que deve promover a denúncia, para que se faça justiça. Como vimos em nossa visita, absurdos como os que ocorreram com Bruno e Dom são frequentes e têm que ser devidamente investigados e os responsáveis punidos, para servir de lição àqueles que muitas vezes se escondem na impunidade.

O Governo Lula tem feito um grande esforço para conter a violência na área, nessa sua luta de reforçar o controle e a fiscalização daquele bioma, fundamental para o equilíbrio ambiental do país e do mundo.

Nossas homenagens, novamente, às famílias desses dois bravos defensores dos povos originários e da nossa natureza! Bruno e Dom, sempre presentes!

 

João Daniel é deputado federal pelo PT de Sergipe

Leia também: Comissão de Agricultura aprova projeto que visa dificultar a Reforma Agrária, denuncia João Daniel

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex