Petrobras, sob comando de Bolsonaro, utiliza de falácia para penalizar o povo com aumento exorbitante no preço dos combustíveis

Foto: Site PT Nacional

Mais uma vez, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) usou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (21), para criticar o argumento utilizado pela Petrobras para o aumento recorrente e exorbitante nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Segundo o parlamentar, a empresa, para justificar o próximo aumento do combustível, está rompendo contrato de fornecimento, para respaldar o argumento dos postos brasileiros de que terão que importar, o que justificaria o preço internacional.

“É uma ação criminosa de quadrilha — quadrilha. É muita indignação. É uma vergonha! Como o povo brasileiro vai admitir essa composição de preços?”, questionou Reginaldo Lopes.

O argumento apontado pelo deputado diz respeito à nota da companhia, que afirma que no próximo mês não terá condições de atender a demanda de todos os contratos de combustíveis firmados.

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

PPI do golpe

O parlamentar explicou que essa política de preço adotada pela Petrobras foi implementada após o golpe parlamentar, jurídico e midiático aplicado contra a presidenta Dilma Rousseff. “Eu estou impressionado com o tamanho da ação criminosa iniciada pelo governo Michel Temer e pelo Pedro Parente (ex-presidente da Petrobras) e continuada pelo Jair Bolsonaro”, se mostrou incrédulo Lopes.

Ele se referiu à composição de preço adotada pela Petrobras, que leva em consideração a Paridade de Preço de Importação (PPI). Para o deputado, o Brasil poderá ser autossuficiente na extração e no refino, “se o País tiver vergonha na cara e construir um projeto de Nação”.

“Mas a paridade internacional levou o Brasil a adotar um preço em dólar dos nossos combustíveis, dos nossos derivados de petróleo, do óleo diesel, da gasolina e do botijão de gás”, denunciou.

Crime contra o povo

O parlamentar mineiro lembrou ainda que o poço de petróleo está no Brasil, no território nacional, que a refinaria está no Brasil, mas isso não é levado em consideração. “É como se o poço de petróleo, a refinaria estivesse em Houston, nos Estados Unidos. A partir daí, é contabilizado o custo de transporte marítimo – taxa de embarcação portuária e risco de operação – de Houston até o Brasil, sendo que o poço de petróleo está no País ou em águas profundas do continente brasileiro”, criticou.

“Isso não é um crime contra o povo brasileiro? O que é mais criminoso que isso? Indagou o deputado, acrescentando que o preço aumenta 3,3% todos os dias.

Planilha de Custo

Reginaldo Lopes informou que apresentou um projeto que visa a transparência na política de composição de preços da Petrobras. “E olha que eu não estou proibindo lucro para os investidores, que são minoritários, porque os majoritários são o povo brasileiro. Eu não estou proibindo taxa de reinvestimento para o Brasil ficar autossuficiente’, esclareceu.

A função social da Petrobras, segundo o deputado, precisa ser preservada. Ele enfatizou que não se pode admitir outro papel da estatal que não seja a de organizar o Estado brasileiro, a de fornecer óleo diesel num país continental como o Brasil, “para que a dona de casa compre um botijão de gás a preços acessíveis”.

“O que está acontecendo no País é uma vergonha!”, finalizou Reginaldo Lopes.

 

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também