Parlamentares visitam a UnB em defesa da autonomia universitária

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara, e também do PCdoB e do PSOL, visitaram na tarde desta quarta-feira (28) o Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB) para manifestar solidariedade ao professor Luís Felipe Miguel, que instituiu no curso a disciplina o “Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, além de repudiar as ameaças feitas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que prometeu lutar pelo fim da disciplina. Durante a visita, os deputados foram recepcionados pelo diretor do Ipol, Paulo Calmon, e outros docentes do instituto, que representaram o professor Luís Felipe Miguel, que não pode comparecer.
Da bancada petista, compareceram ao encontro os deputados Margarida Salomão (PT-MG), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais; os deputados Angelim (PT-AC), coordenador do Núcleo de Educação da Bancada do PT na Câmara; Paulão (PT-AL) – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara; e as deputadas Erika Kokay (PT-DF), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Maria do Rosário (PT-RS), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante.
Durante a reunião, o deputado Angelim entregou ao diretor do IPOL uma cópia da nota oficial divulgada pelo Núcleo de Educação logo após as ameaças desferidas pelo ministro da Educação. Na ocasião, o parlamentar renovou as críticas a Mendonça Filho.
“Compreendemos que, com este ataque, o ministro da Educação demonstra que não tem respeito à autonomia universitária e que não tem capacidade para lidar com assuntos relevantes ligados a nosso processo democrático”, ressaltou.
Ao adotar a mesma linha de raciocínio, Erika Kokay destacou que as ameaças do ministro não atingiram apenas o professor Luís Felipe Miguel, mas toda a Universidade.
“Com este ato, ele [Mendonça Filho] não teve apenas a intenção de atacar a autonomia universitária, mas a própria liberdade de pensamento e expressão. Por isso nossa solidariedade contra essa tentativa de calar a UnB”, declarou. Ainda na reunião, a parlamentar convidou os professores de Ciência Política para o Ato em Repúdio às ameaças do MEC e à autonomia universitária e à democracia, que ocorrerá nesta quinta-feira (1/3), às 10h, no plenário 1, do anexo II da Câmara.
Em agradecimento pelas manifestações de solidariedade, o diretor do Ipol, Paulo Calmon, disse que a visita ocorre em um momento de “ameaça à democracia”, que coloca em cheque todas as instituições, “inclusive as universidades”.
“Por isso a disciplina do nosso colega tem como intenção incentivar o debate e promover os valores democráticos, e como educadores esse é o nosso compromisso. Esse ato é extremamente tocante e estamos emocionados por sabermos que podemos contar com o apoio de parlamentares que compartilham conosco desses valores”, agradeceu.
Héber Carvalho
Foto Lula Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100