Parlamentares da Bancada do PT repudiaram nesta sexta-feira (21) a declaração do deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS), que defendeu a morte dos estudantes da universidade federal localizada na cidade onde ocorreu o incêndio da boate Kiss, em 2013. Durante uma live, o parlamentar bolsonarista disse que os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) “merecem ser queimados vivos”, por conta de um protesto realizado na semana passada contra o contingenciamento de verbas do governo Bolsonaro para a educação superior. A tragédia da boate Kiss deixou 242 pessoas mortas, a maioria estudantes da cidade.
Pelo Twitter, vários parlamentares afirmaram que Bibo Nunes cometeu um crime, além de ter demonstrado total falta de empatia com os estudantes e a população de uma cidade marcada por uma tragédia. Em um vídeo postado em sua rede social, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – nascido e criado em Santa Maria, cidade na qual também foi vice-prefeito – defendeu punição para o deputado bolsonarista.
“O vídeo covarde que você (Bibo Nunes) fez, me fez lembrar o que vocês (bolsonaristas) fizeram no dia da tragédia da boate Kiss, quando perdemos 242 jovens. Vocês aproveitaram aquele episódio – Bia Kicis, Carla Zambelli e vocês bolsonaristas – para tentar fazer uma exploração política (da tragédia). Nunca derramaram uma lágrima por ninguém, como vocês fizeram durante a pandemia. Vocês não têm escrúpulos, vocês não têm limites. Vocês representam aquilo de pior que a sociedade e a política produziu. Você, Bibo Nunes, vai responder por esse crime”, disse.
Na época, bolsonaristas disseminaram a notícia falsa (fake news) de que Paulo Pimenta seria dono da boate.
PAULO PIMENTA: BIBO NUNES, VOCÊ É UM SER REPUGNANTE, É A CARA DO BOLSONARISMO
O Bolsonarista derrotado nas eleições Bibo Nunes usou uma mentira e desejou que alunos da UFSM e UFPEL queimassem vivos por protestar contra os cortes na educação promovidos por Bolsonaro. pic.twitter.com/0YDYpSjY7f
— Pimenta é #Lula13 (@DeputadoFederal) October 21, 2022
O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), também rechaçou o discurso de ódio do deputado Bibo Nunes. “O que é o bolsonarismo? É um deputado federal dizer que estudantes merecem ser queimados vivos porque possuem visão de mundo diferente da dele. E ainda fala isso de forma perversa, fria e calculada, falando de uma cidade onde mais de 240 jovens morreram em um incêndio”, criticou.
O que é o bolsonarismo?
É um deputado federal dizer que estudantes merecem ser queimados vivos porque possuem visão de mundo diferente da dele.
E ainda fala isso de forma perversa, fria e calculada, falando de uma cidade onde mais de 240 jovens morreram um incêndio. pic.twitter.com/A0KL9AfDgi
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) October 21, 2022
Veja abaixo outras declarações de parlamentares petistas:
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Minha indignação e repúdio ao pronunciamento do deputado Bolsonarista do Rio Grande do Sul que sugere que estudantes de Santa Maria sejam queimados. Vou tomar as providências cabíveis para responsabiliza-lo por essa atitude torpe, covarde e vil. O ódio não pode vencer! ”
Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Deputado bolsonarista derrotado nas urnas este ano defende queimar vivos jovens estudantes universitários por defenderem a candidatura de Lula. Precisa ser responsabilizado por essa manifestação criminosa”.
Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Deputado bolsonarista parece que não aceitou sua derrota e mostra mais uma face sua. Desejou que alunos da UFSM morram queimados vivos por protestarem contra o corte de verbas das universidades. Justo na cidade da tragédia da boate Kiss! Que seja responsabilizado criminalmente”.
Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “O Bolsonarismo odeia a educação, a ciência e a juventude. Por isso esse tipo de declaração”.
Héber Carvalho