Petistas repudiam ação truculenta da PM do DF contra professores

sinproDF

 

No Dia Do Servidor Público, celebrado na quarta-feira (28), professores do Distrito Federal (DF) em greve foram agredidos e presos pela Polícia Militar da capital, durante manifestação no Eixo Rodoviário, na região central de Brasília.

Os professores da rede pública do DF estão em greve desde o dia 15 de outubro, Dia do Professor, por causa do não pagamento da última das seis parcelas do reajuste aprovado pelo governo local em 2013. O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que o pagamento não foi feito e afirmou que não tem recursos para atender aos professores.

De acordo com o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) utilizou “forte e exagerado aparato policial para acabar com a manifestação”.

“O policiamento de choque agrediu verbalmente e fisicamente diversos trabalhadores, com balas de borracha e gases, e ainda levou vários professores presos”, afirma Britto.

Para o deputado distrital e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT-DF), a ação da polícia foi “desumana” e ”truculenta contra trabalhadores”.

“Fiquei extremamente preocupado com a situação que encontrei. Quando cheguei na delegacia, encontrei cinco professores que tinham sido agredidos pela polícia e estavam algemados e sendo tratados como marginais e bandidos”, relata.

Em nota divulgada em seu Facebook, o deputado distrital e líder do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante (PT-DF), também lamenta a ação e afirma que o “Distrito Federal viu cenas de violência inaceitáveis contra trabalhadores que lutam pelo cumprimento da lei sendo presos por policiais militares”.

Para ele, a “truculência da polícia” contra os professores que protestavam “contra o descaso do GDF” causa revolta.

“Greve não se resolve com polícia, não se resolve decretando ilegalidade. Greve se resolve negociando com os servidores. Portanto, é lamentável a atitude tomada pelo Governo do Distrito Federal que só contribui para radicalizar ainda mais os movimentos”, ressalta.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também