Petistas querem prisão de criminosos que aterrorizaram Brasília, nesta segunda-feira  

Foto: Reprodução

O terror protagonizado por grupos bolsonaristas terroristas, extremistas e antidemocráticos que dominou o centro de Brasília na noite de ontem foi rechaçado por parlamentares da Bancada do PT na Câmara, que se revezaram na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (13).

As imagens de carros e ônibus incendiados, vias interditadas com bloquetes de cimento e tronco de árvores, tentativa de invasão à sede da Polícia Federal, que teve a sua fachada destruída por pauladas e pedradas – ganharam o mundo e estarreceram a população brasiliense.

Os parlamentares petistas além de condenar os atos terroristas, querem investigação e punição rigorosa para os criminosos aliados de Bolsonaro. A informação da Polícia Militar do DF é a de que nenhum criminoso foi preso. “Não tem ninguém preso até este momento! Então, é necessário que haja prisão desses terroristas, arruaceiros, criminosos”, cobrou o deputado Leo de Brito (PT-AC).

“Ali foi muito além de atos de vandalismo: ali foram atos de terrorismo antidemocráticos, em relação aos quais, aliás, não teremos desculpas para que não sejam punidos severamente, para que isso não se repita”, defendeu o deputado Airton Faleiro (PT-PA).

Para o deputado Joseildo Ramos (PT-BA), o sistema de justiça não pode “passar a mão” na cabeça dos que adoram o caos social. “Isso seria o primeiro ato para negar ao Brasil um futuro pródigo e mais justo para o nosso povo”.

De acordo com o parlamentar baiano a lei deve ser para todos. “Não deveremos confundir o direito à livre expressão com a atitude criminosa de atacar a nossa jovem democracia. A democracia não tem preço, mas a sua falta nos remete ao autoritarismo e à barbárie”, alertou Joseildo.

Na avaliação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), Bolsonaro deixou o Estado brasileiro à mercê de ações violentas e antidemocráticas. “Hoje o que nós estamos assistindo é uma baderna tremenda, o direito de ir e vir sendo impedido. O que aconteceu ontem em Brasília dá uma demonstração de que o País não tem governo. Aliás, nós não temos governo há muito, não é porque está acabando agora, não. Isso é uma baderna, isso não é democrático”, lamentou a deputada.

Violação do Estado Democrático

Os vândalos protestavam contra a prisão de um indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante, o Serere Xavante, acusado de participar de atos antidemocráticos e incitar pessoas à prática de crimes e violação do Estado Democrático de Direito. A prisão do Xavante foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ontem, nós tivemos aqui em Brasília fatos lamentáveis: baderneiros, bandidos atentando contra as instituições do Estado Democrático, tentando invadir a sede da Polícia Federal, depredando bens de uso público da sociedade de Brasília, como ônibus, bens particulares, veículos, e um dos bandidos se acoitando na casa do presidente da República. Este é um fato extremamente grave”, denunciou o deputado Merlong Solano (PT-PI)

Na opinião do deputado Helder Salomão (PT-ES), o que ocorreu em Brasília foram atos de terrorismo, de arruaça e de baderna. Para ele, essas ações precisam ser punidas com o rigor da lei. “Isso não é liberdade de expressão. Isso não é liberdade de manifestação. Isso é terrorismo, isso é vandalismo, isso vai contra a lei maior do nosso País: a Constituição Federal. Por isso, tem que haver uma investigação profunda, e os líderes desse movimento terrorista devem ser punidos, porque representam um perigo para a democracia brasileira”, defendeu.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex