Petistas propõem convocação de general Heleno para explicar ameaças de golpe

(matéria atualizada às 13h )A deputada Margarida Salomão (PT-MG) e o deputado Rogério Correia (PT-MG)  protocolaram, na noite de sexta-feira (22), na Câmara dos Deputados, requerimentos em que convocam o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, para explicar as ameaças feitas em nota oficial contra a democracia e as instituições.

A nota foi divulgada após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, de enviar à Procuradoria-Geral da República (PGR), para análise, três notícias-crime apresentadas pelos partidos PDT, PSB e PV e parlamentares à Corte. Nas notícias-crime os partidos demandam a apreensão do celular do presidente. A PGR decidirá se pedirá ou não a apreensão.

Mas Bolsonaro e seu entorno interpretaram de modo diferente, como se fosse uma determinação do ministro do STF a apreensão dos aparelhos telefônicos do presidente da República e de seu filho Carlos Bolsonaro. Em um trecho do documento, o general ameaçou que a apreensão dos celulares “poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

Insulto

Para Rogério Correia, a nota é um “insulto grave ao Estado democrático de direito ao ameaçar abertamente a estabilidade do País”. O deputado disse ainda que o Parlamento não pode se omitir a esse ataque. “O que o general Heleno fez é um atentado à democracia, é inclusive crime de responsabilidade passível até de impeachment. Nenhum ministro de Estado da Presidência da República pode atentar contra a democracia”, denuncia o parlamentar.

Margarida Salomão, por sua vez, entende que é fundamental que o general-ministro seja convocado pela Câmara dos Deputados para prestar
esclarecimentos ao conjunto dos parlamentares e à opinião pública sobre a antidemocrática nota.

No requerimento de Rogério Correia, ele cobra explicações do general Heleno sobre o que quis dizer com a declaração de que “O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os Poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

Segundo Rogério Correia, “Heleno vive com a cabeça de 64 em pleno 2020. Ou ele se adequa à democracia ou vai ser impitimado e sai do governo. O que não pode é essa dubiedade entre ameaças à democracia e ao Parlamento”.

De acordo com Rogério Correia, a partir de segunda-feira (25), a bancada do PT iniciará um movimento para que todos os partidos do centro e da oposição possam pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para agilizar a convocação do general.

 

ÍNTEGRA DO REQUERIMENTO DE ROGÉRIO CORREIA:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2253587

ÍNTEGRA DO REQUERIMENTO DE MARGARIDA SALOMÃO:

REQ-1244-2020 (1)

Leia mais:

General Heleno ameaça de golpe a democracia brasileira, denunciam petistas

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex