Parlamentares da bancada do PT na Câmara participaram na manhã desta segunda-feira (22) da Marcha dos Movimentos Sociais em Defesa de Lula, na cidade de Porto Alegre (RS). O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), acompanhado dos deputados federais petistas Pepe Vargas (RS) – presidente do partido no Estado- Maria do Rosário (RS), Bohn Gass (RS) e Marcon (RS), caminharam da entrada da capital gaúcha até o acampamento dos movimentos sociais.
Empunhando uma enorme faixa onde se lia “Eleição Sem Lula é Fraude”, os parlamentares e personalidades de esquerda adentraram a cidade atravessando a ponte do Rio Guaíba em direção ao anfiteatro Pôr do Sol, local do acampamento popular em defesa de Lula e da democracia. A caminhada desta manhã foi o primeiro ato de uma série de manifestações que ocorrerão na cidade até a próxima quarta-feira (24), contra a condenação sem provas do ex-presidente Lula em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro e defendendo o direito do petista ser candidato na eleição presidencial em outubro.
Durante a transmissão ao vivo da Marcha pela Rádio Democracia, o líder da bancada do PT na Câmara, disse que “a condenação de Lula é um golpe que visa unicamente impedir Lula de ser candidato na eleição presidencial”. Pimenta ainda alertou que o PT e os movimentos sociais não aceitarão uma eleição sem a presença do ex-presidente.
“Estamos aqui em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, para denunciar o golpe que a burguesia e a Rede Globo querem dar para impedir que Lula seja candidato. Será que eles querem concorrer sozinhos? Eles que apresentem o seu candidato, e tentem nos vencer na urna. Podem apresentar o Aécio Neves, o Luciano Huck, o Faustão, a Ana Maria Braga, o Louro José, ou quem eles quiserem. O que não vamos aceitar é uma eleição em que Lula não participe. Eleição sem Lula é fraude”, bradou Paulo Pimenta.
Também em entrevista à Rádio Democracia, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), destacou o clima pacífico da manifestação. “Está muito animado aqui, temos a presença de militantes do MST, da Via Campesina, do Levante Popular da Juventude e de outros movimentos sociais. Todos aqui sabem que estão defendendo uma causa justa, e vamos mostrar ao mundo porque defendemos o ex-presidente Lula e o que significa esse julgamento”, destacou.
O ex-ministro da Saúde e atual vice-presidente nacional do PT, Alexandre Padilha, destacou que essa é “apenas a primeira de uma série de atividades em defesa de Lula, que começam hoje e vai até o dia 24 de janeiro em Porto Alegre”.
Também fizeram parte da marcha a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Edgar Pretto (PT-RS), além do ex-governador Olívio Dutra, do ex-ministro Miguel Rosseto e do dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile.
Héber Carvalho