Parlamentares da Bancada do PT na Câmara manifestaram pelas redes sociais apoio incondicional à antecipação dos atos pelo impeachment de Bolsonaro. Inicialmente previstas para ocorrerem somente no dia 24 de julho, movimentos sociais e populares decidiram antecipar os atos para o próximo sábado, dia 3 de julho. O motivo principal foi a recente denúncia sobre o envolvimento pessoal do presidente Jair Bolsonaro no esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin.
Vários petistas ressaltaram que o governo Bolsonaro não tem como se sustentar por muito tempo diante das recentes revelações. Ao ressaltar a antecipação dos atos, alavancado nas redes com a hastag #3JForaBolsonaro, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que “Bolsonaro caiu”. “Vamos, juntos, às ruas, confirmar essa queda!”, convocou.
Na mesma linha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) destacou que “diante da evidência do envolvimento da familícia no esquema da vacina, 3 de julho o Brasil vai tomar as ruas”.
Parlamentares lembraram ainda que, antes das manifestações do dia 3 de julho, na próxima quarta-feira (30 de junho), vai ocorrer a entrega do superpedido de impeachment contra Bolsonaro. A ação será apresentada por movimentos sociais e populares, entidades da sociedade civil, além de partidos e lideranças políticas de todas as orientações ideológicas.
O superpedido vai unificar as denúncias de crimes de responsabilidade praticados por Bolsonaro nos mais de 120 pedidos já protocolados Câmara, e ainda incluir a denúncia sobre o envolvimento de Bolsonaro no escândalo da compra superfaturada da vacina Covaxin.
“O Brasil nas ruas pelo Fora Bolsonaro. Entidades do movimento social decidiram realizar manifestações no dia 3 de julho. Antes, 30 de junho, tem a entrega do superpedido de Impeachment em Brasília”, avisou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
O Brasil nas ruas pelo Fora Bolsonaro. Entidades do movimento social decidiram realizar manifestações no dia 3 de julho. Antes, 30 de junho, tem a entrega do Superpedido de Impeachment em Brasília. #ForaBolsonaroGenocida pic.twitter.com/8st5y571C9
— Reginaldo Lopes 🇧🇷 (@ReginaldoLopes) June 26, 2021
O deputado João Daniel (PT-SE) escreveu que “só a pressão das ruas vai fazer Bolsonaro cair”. “Provas já temos de que esse desgoverno não se sustenta mais. Sábado, dia 3, estaremos mais uma vez nas ruas. É #ForaBolsonaro e o presidente da Câmara precisa pautar um dos vários pedidos de impeachment que se encontra na Casa”, cobrou.
Leia abaixo outras declarações sobre os atos do dia 3 de julho:
Deputado Rogério Correia (PT-MG): “Decidido: Antecipação das manifestações para o próximo sábado. Vamos às ruas!”
Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “Em defesa da vacina para todas as pessoas, emprego e auxílio emergencial. Fora Bolsonaro!”.
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Atenção: os atos em todo o Brasil foram adiantados. Dia 30: Brasília, registro do superimpeachment. Dia 03: em todas as cidades do Brasil e do mundo, ato Fora Bolsonaro. Pegue sua máscara, o álcool gel e vamos às ruas!”.
Deputado Rui Falcão (PT-SP) – “Vamos às ruas novamente no dia 3, por vacina, auxílio de R$ 600,00, emprego e pelo impeachment de Bolsonaro!”.
O deputado Nilto Tatto (PT-SP) também postou mensagem convocando a população para os atos do dia 3 de julho.
Héber Carvalho