Foto: Gabriela Korossy
Nesta quarta-feira (12) o plenário da Câmara dos Deputados foi palco de sessão solene em celebração aos 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália. A FEB, força militar brasileira de 25.334 homens, foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) participaram da homenagem.
Arlindo Chinaglia, que presidiu a sessão solene, ressaltou a coragem dos pracinhas da FEB em meio a um complicado contexto político, diplomático e militar e que selava um compromisso irreversível com a defesa das instituições democráticas, em oposição ao nazismo e ao facismo.
“O primeiro contingente que desembarcou em Nápoles entrou em combate em 15 de setembro de1944. Foram fustigados pelo frio e pela neve e, mesmo com falta de equipamento e pouco treinamento, os brasileiros somaram muitas vitórias e ao final da campanha aprisionaram milhares de soldados inimigos, um papel heróico dos pracinhas no fiel cumprimento do dever”, disse.
Para a deputada Erika Kokay, a participação da FEB constitui um dos mais gloriosos marcos da história do Brasil. “Saúdo cada um que foi representar o Brasil do lado da democracia numa das guerras mais cruéis. Estamos muito felizes pelo fato da biblioteca do Exército estar computando estes dados para que todos os brasileiros saibam o trabalho dos mais de 25 mil pracinhas brasileiros no enfrentamento ao nazismo na Itália,” afirmou.
“Em nome dos trabalhadores os meus agradecimentos a cada um dos aos pracinhas que lutaram em defesa da democracia, da liberdade e da humanidade fizeram com que nós nos orgulhássemos de ser brasileiros” finalizou a deputada Erika Kokay.
Késia Paos