Parlamentares da bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta sexta-feira (6) para homenagear o líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, na sua casa, em Johannesburgo. Mandela “continua vivendo no coração de todas e todos que lutam por uma sociedade ou por um mundo que reconheça o caráter único da humanidade”, disse a deputada Erika Kokai (PT-DF).
Ela disse ainda que “a luta de Mandela foi absorvida e alimentou os movimentos aqui no Brasil, para a construção de uma sociedade em que coubessem todos. Viva Mandela, que continua presente em todos os nossos atos em defesa da vida e da desconstrução de toda sorte de ódio que faz com que esqueçamos que a humanidade é uma só”, disse a petista.
Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) “a luta de Mandela não se encerra com a sua morte. Mandela fez adeptos no mundo todo; Mandela fez seguidores no mundo todo, e a luta dele, que ele disse que se encerrava com o fim dos seus dias, continuará viva no nosso coração e na nossa alma”.
O deputado Edson Santos (PT-RJ) enfatizou que Nelson Mandela foi um grande líder mundial na luta por justiça social e contra todas as forças de discriminação existente no mundo. “O que marca mais a passagem de Mandela na terra é a capacidade de, mesmo tendo sofrido a dureza de um regime de apartheid, sendo privado durante décadas de liberdade, ao sair do presídio e liderar o povo sul-africano na superação da luta contra o apartheid, teve a grandeza de superar todo o ódio que a segregação vigente na África do Sul poderia ensejar a um homem que tanto sofreu por sua dedicação à luta em defesa de seu povo”.
Gizele Benitz
Ouça o Deputado Fernando Ferro na Rádio PT