Foto: Gustavo Bezerra
A Câmara realizou nesta terça-feira (23) sessão solene em homenagem aos 40 anos da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A empresa é vinculada ao ministério da Agricultura e foi criada em 26 de abril de 1973. Ao discursar pela bancada do PT, o deputado Newton Lima (PT-SP), parabenizou a atuação da empresa, referência mundial. “É com muita atenção que vejo a evolução deste que é um dos principais institutos de produção de conhecimento e que coloca o país ao longo de 40 anos na liderança na produção de alimentos do mundo”, disse.
O parlamentar ainda citou a trajetória da empresa como um exemplo a ser seguido. De acordo com ele, o projeto Embrapi, em desenvolvimento no governo Dilma, se espelha no caminho de sucesso trilhado por esta empresa. “Nós queremos que a empresa siga o caminho da agroindústria. Que sejamos competitivos em vários outros segmentos da nossa indústria”, complementou.
O deputado Bohn Gass (PT-RS) também participou da homenagem e parabenizou todos que fazem parte da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que, segundo ele, contribuíram para os avanços na área de pesquisa agropecuária do país. “Está homenagem carrega o reconhecimento a todos desta empresa. O Brasil e, até o mundo, agradecem o apoio que ela oferece, até mesmo, para outros países que precisam” disse.
Ao parabenizar a história de sucesso da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), destacou o empenho do governo Lula, e agora do Governo Dilma, para “recuperar a capacidade da empresa continuar desenvolvendo pesquisas e melhorias para a produção de alimentos no país. Algo que, segundo ele, havia sido deixado de lado pelos governos anteriores”. Ele citou ainda a importância do incremento da área de ciência e tecnologia para resolver problemas crônicos do país, como o da seca no nordeste.
A deputada Luci Choinacki (PT-SC) também homenageou a empresa. Ela citou a evolução “deste que é um dos principais institutos de produção de conhecimento do Brasil e que coloca o país, ao longo de 40 anos, na liderança na produção de alimentos do mundo .
André Lage