Parlamentares da bancada do PT na Câmara homenagearam as pessoas que superam dificuldades em busca de inclusão e de uma sociedade mais receptiva. Nesta quarta-feira (3) comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data visa provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade.
Em São Paulo, também é comemorado o Dia Estadual de Combate às Barreiras às Pessoas Portadoras de Deficiência, fruto da Lei 11.676/04, de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi (PT-SP).
“Na passagem desta data quero reafirmar meu compromisso com a luta por um Brasil acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A inclusão deste segmento na escola, no trabalho, no lazer só se dará de fato quando nossas cidades estiverem livres das barreiras arquitetônicas e quando a sociedade estiver livre das barreiras impostas pelo preconceito,” destacou a deputada Maria Lúcia Prandi.
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) lembrou que, no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, segundo dados do IBGE. “Esse número representa quase 24% da população brasileira que encontra todos os dias dificuldades de locomoção, de integração no mercado de trabalho e de inserção social.”
O deputado Marcon (PT-RS) também lembrou em plenário a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Marcon defendeu a aprovação do projeto de lei (PL 6861/13), de sua autoria, que determina que os estabelecimentos comerciais, hipermercados, supermercados, shopping centers, parques e teatros proporcionem condições de acesso às pessoas portadoras de deficiência visual.
“Essa proposta visa melhorar a vida dos deficientes visuais através da adaptação de estabelecimentos comerciais e culturais para proporcionar maior acessibilidade a estes cidadãos. São medidas simples, que vão trazer mais facilidade para essas pessoas”, disse.
Os parlamentares Assis do Couto (PT-PR) e Vicente Cândido (PT-SP) também lembraram a data nas redes sociais destacando as políticas públicas do governo federal que investem na capacitação e promoção de direitos das pessoas com deficiência.
PT na Câmara com SDH