Foto: Gustavo Bezerra
Em uma iniciativa do deputado Bohn Gass (PT-RS), a Câmara realizou nesta quarta feira (24) sessão solene em homenagem aos 50 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A entidade, fundada em 1963, no governo João Goulart, representa os trabalhadores rurais, por meio das federações estaduais e os sindicatos dos trabalhadores do campo.
Em discurso, Bohn Gass parabenizou o histórico de lutas da entidade. “Cinquenta anos, de resistência à ditadura militar e de afirmação na busca de políticas públicas para a reforma agrária e pela agricultura familiar”, disse.
O parlamentar classificou a entidade como um dos principais atores sociais na produção de alimentos, na geração de renda para os agricultores familiares e do plano de sustentabilidade para meio rural brasileiro.
O deputado Paulão (PT-AL) também discursou na solenidade. Para ele, a criação da Contag foi um marco fundamental para o movimento sindical dos trabalhadores rurais brasileiros. “Ela teve um papel importante no processo democrático, no trabalho de base e na luta pela reforma agrária” disse. Paulão também destacou a batalha da entidade na época do golpe militar. “A Contag não baixou a cabeça, continuou na caminhada e conseguiu ter capilaridade. Ela levantou bandeiras importantes, como o desenvolvimento Brasil para a zona rural, o auxílio ao pequeno produtor e a questão da educação do jovem do campo” complementou.
Os deputados Fernando Ferro (PT-PE), Erika Kokay (PT-DF), Luci Choinacki (PT-SC), e Marcon (PT-RS), também homenagearam a confederação pelo seu histórico de lutas e destacaram o excelente trabalho da entidade em favor dos trabalhadores rurais e da produção de alimentos.
André Lage
Ouça o deputado Bohn Gass (PT-RS) na Rádio PT