Petistas enaltecem trajetória exemplar de Dom Tomás Balduíno

PADRETOM-DOMTOMAS

Tão logo foi confirmado o seu falecimento, na noite de sexta-feira (2), parlamentares do PT lamentaram o triste fato e enalteceram a trajetória de Dom Tomás Balduíno, considerado um ícone da luta em prol da reforma agrária e dos direitos humanos, especialmente dos segmentos mais discriminados da sociedade brasileira.

O deputado Assis do Couto (PT-PR) lastimou a “grande perda” e ressaltou o papel histórico de Dom Tomás. “Ele deu uma contribuição inestimável para as lutas no campo, para o avanço da reforma agrária, para os direitos humanos e para todos os oprimidos. Ele foi um verdadeiro guerreiro pela democratização da terra”, disse Assis, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, que realizará uma homenagem ao religioso nesta quarta-feira (7).

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Luiz Couto (PT-PB) demonstrou muita tristeza pela perda do amigo. “Deixou saudade em meu coração e no coração de muitos que mantinham com ele uma relação de amizade, de respeito e de confiança. Homem com grande integridade e um lutador das causas humanas, foi uma figura incansável e de destaque na oposição ao regime militar. Defendeu os direitos indígenas, direitos dos trabalhadores sem terra, dos pobres e dos que estavam cansados e oprimidos”, registrou Luiz Couto.

“Reconhecido mundialmente por ser um profeta dos direitos humanos, nunca se calou diante das injustiças no Brasil e na América Latina. A sua luta diária era pela reforma agrária, pelos povos das florestas e das águas. Quero dizer que esse homem deixou um enorme legado nos corações de quem teve a oportunidade de conhecê-lo. Sua simplicidade fascinava aqueles que o procuravam”, acrescentou o deputado paraibano, que é padre católico e se inspirou muito na trajetória de Dom Tomás Balduíno.

Para o deputado Padre Ton (PT-RO), também discípulo e amigo, trata-se de uma “enorme perda” para a Igreja, para o Brasil e para o mundo. “Perdemos um missionário da paz, justiça social e da bondade. Era um grande incentivador da Teologia da Libertação, muito comprometido com a luta pela conquista da terra. Mesmo aposentado, apesar da sua idade avançada, continuava na militância. Que seus ensinamentos e exemplo de vida possam iluminar mentes e corações nos dias que correm”, declarou Padre Ton.

Twitter Pela Internet, parlamentares também manifestaram o seu pesar. “Calou-se uma voz dos oprimidos”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) em seu Twitter, citando título do poema de Pedro Tierra feito em homenagem a Dom Tomás.

“Bispo dos índios, da reforma agrária, que abrigou perseguidos da ditadura. Se foi mais um dos bons”, lamentou a deputada Iriny Lopes (PT-ES).

“Perdemos um grande lutador das causas dos indígenas, dos sem terra e dos pobres”, escreveu o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

“Muita tristeza pela morte de Dom Tomás Balduíno. Grande batalhador da luta no campo. Defensor dos humildes. Alma iluminada”, relatou o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).

“Minha tristeza com a partida de Dom Tomás Balduíno. Um lutador incansável e defensor dos mais pobres. Viva Dom Tomás!”, saudou o deputado José Guimarães (PT-CE).

“Dom Tomas Balduíno, guerreiro do povo brasileiro!”, sintetizou a deputada Iara Bernardi (PT-SP).

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), Balduíno foi “um profeta na luta do povo, referencial de uma igreja viva a serviço do viver digno e da fé”.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também