Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta quinta-feira (3) para elogiar a decisão do Senado de proibir a doação por parte de empresas para campanhas eleitorais. O projeto que trata da reforma política foi aprovado nesta semana pelos senadores. Agora, a matéria retorna à Câmara para análise das mudanças feitas pelo Senado.
Para o deputado Caetano (PT-BA), a votação no Senado sinaliza um avanço. Ele defende rapidez na apreciação do tema pela Câmara para que as novas regras possam valer já nas eleições do próximo ano. “Esta Casa deverá novamente se debruçar sobre essas questões pertinentes às regras eleitorais, para dar tempo inclusive de os partidos políticos e as lideranças políticas no Brasil inteiro se prepararem para as eleições do ano que vem”, disse.
O deputado Leo de Brito (PT-AC) afirmou que a decisão do Senado representa “uma luz de esperança e de lucidez”. Na maior parte das vezes, acrescentou o parlamentar petista, “o financiamento empresarial induz à corrupção e, pior do que isso, numa República como a nossa, gera sensação de insegurança e de suspeição contra todos os atores políticos, desde os governos até os empresários que fazem doação para campanhas e os candidatos que recebem dinheiro de empresas. Infelizmente, esse sistema é irmão siamês da corrupção. Eu acredito que essa seja uma das medidas mais importantes para combater a corrupção em nosso País”.
Gizele Benitz