Petistas elogiam criação da primeira universidade indígena brasileira

Indígenas brasileiros terão finalmente uma instituição de ensino superior votada exclusivamente às suas demandas. O anúncio foi feito na última quarta-feira (10), durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele informou que o ministério está comprometido com a criação da primeira universidade indígena brasileira. 
 
Mercadante não fixou prazo e nem revelou detalhes da instituição, mas destacou que ela será estruturada com base na cultura e nos conhecimentos indígenas. A sede da universidade, adiantou o ministro, será o município São Gabriel da Cachoeira, situado no noroeste do estado do Amazonas, em região fronteiriça com a Colômbia e a Venezuela.
 
Para o deputado Francisco Praciano (PT-AM), a criação da universidade indígena representa uma grande conquista para os povos indígenas e para todos aqueles que defendem as populações tradicionais. “Essa é uma demanda antiga, e o anúncio do ministro Mercadante é mais uma ação coerente com a trajetória dos dois mandatos do ex-presidente Lula, que também expressou essa ideia, e do governo Dilma Rousseff. Temos cerca de 200 etnias indígenas com uma população aproximada de 200 mil pessoas no Amazonas, e a universidade indígena será um poderoso instrumento para que possamos preservar e promover o conhecimento indígena”, disse Praciano.
 
Na opinião do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO), a iniciativa é muito importante para o Brasil como um todo. “Já estávamos em tempo de criar a universidade indígena. O ex-presidente Lula criou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), voltada, sobretudo, a estudantes negros, e agora a presidenta Dilma vai criar a universidade indígena, que será importantíssima para socializar as línguas, as expressões culturais, o conhecimento advindo do convívio com a natureza, além de contribuir para melhorar ainda mais as relações do Brasil com os povos latino-americanos”, argumentou Padre Ton.
 
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foi outro a comemorar a novidade. “Será uma instituição que, mais do que valorizar o conhecimento dos povos indígenas, vai ajudar a integrar uma cultura milenar e riquíssima, dos nossos povos tradicionais à cultura mais recente da sociedade brasileira. E ela ganhará ainda mais destaque por se situar em São Gabriel da Cachoeira, numa região onde vivem algumas das nações mais antigas e importantes do nosso território”, afirmou Teixeira, que contribui com projetos de desenvolvimento em São Gabriel da Cachoeira.
 
Rogério Tomaz Jr. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100