Os deputados da Bancada do PT que participaram da audiência pública promovida pela comissão da Educação da Câmara, nesta quarta-feira (25), com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram unânimes em reconhecer a clareza e o brilhantismo do ministro na exposição dos avanços e desafios da pasta. Em sua exposição o ministro relatou os números positivos do relatório da OCDE divulgados nesta semana. Também discorreu sobre a criação da universidade dos Brics e do lançamento de Fórum para debater o Piso Salarial Nacional e a carreira docente.
“É com honra e alegria que ouvimos uma exposição clara, honesta e transparente com que o ministro Mercadante abordou o tema desta comissão. As transformações apresentadas nos faz pensar o país como Nação e a educação como uma das grandes prioridades que vai transformar este país”, afirmou o deputado Pedro Uczai (PT-SC). Ele considerou ainda que os dados apresentados são fundamentais e mostram que o governo priorizou a educação básica.
O deputado Angelim (PT-AC) disse discordar daqueles que tentam desqualificar os avanços promovidos pelo governo brasileiro na área da educação sem o devido aprofundamento sobre o tema. “Eles tentam analisar a educação brasileira focando em questões pontuais ou rodapé de jornal”, disse. O deputado apontou o Plano Nacional de Educação como um dos grandes programas implementados pelo governo brasileiro.
“O PNE é um exemplo de mobilização nacional de todos os entes federados deste país. O Plano Nacional de Educação não é do governo, não é desta Casa, é da sociedade brasileira com resultado altamente positivo. É preciso que a sociedade brasileira continue abraçando a causa da educação”, recomendou.
“Li com muita atenção o documento elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação. Percebemos que todos os índices educacionais melhoraram de 2002 pra cá. Muito embora as diferenças e desigualdades inter e intra regionais presentes na Região Norte registram os piores índices”, apontou a professora Marcivânia (PT-AP). A deputada pediu ao ministro Mercadante maior atenção do MEC no sentido de trabalhar para que essas desigualdades sejam amenizadas a curto e médio prazo.
Já o deputado Givaldo Vieira (PT-ES) classificou as duas participações do ministro Aloizio Mercadante na comissão de “extensa e brilhante”. “Ele esteve em dois momentos aqui na comissão mostrando um retrato preciso dos avanços na educação do país e também os desafios que ainda temos pela frente”, observou.
Benildes Rodrigues
Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara