Parlamentares da Bancada do PT elogiaram da Tribuna a aprovação, nesta semana, pelo plenário da Câmara do PL 8305/14 que inclui o feminicídio – assassinato de mulher por questões de gênero – no rol dos crimes hediondos do Código Penal.
Para o deputado Assis Carvalho (PT-PI), a aprovação é extremamente importante porque mostra o compromisso da Casa com a eliminação da violência contra mulheres, que infelizmente aumenta a cada dia. “Desde tempos imemoriais, a opressão sobre as mulheres, o desrespeito e a agressão a elas existe e estão marcados em episódios históricos como o assassinato de operárias de uma fábrica nos Estados Unidos, em 1857, em greve por melhores condições de trabalho”, disse.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) afirmou que a aprovação da proposta é uma vitória de todas as mulheres. “Sem dúvida, é uma vitória de todas as mulheres que gritaram contra o machismo e contra a violência. Essa nova lei deve ajudar a coibir os alarmantes dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. São, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano”, destacou o petista.
O deputado Zé Geraldo (PT-PA) destacou que a proposta “contribui para o fim da impunidade e evita que novas Angelas, Daniellas, Sandras, Elianas, Margots, Patrícias, Annas, e tantas Marias venham a perder suas vidas por serem mulher”.
Gizele Benitz