Petistas elogiam ampliação do Minha Casa Minha Vida Rural

Movimentos sociais e populares participaram do ato com o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula anunciou nessa quarta-feira (10/4) que serão entregues mais 112,5 mil moradias do programa Minha Casa Minha Vida Rural e Entidades. A ação do governo vai atender 440 mil pessoas nas áreas rurais e nas cidades, representados pela população urbana, rural e grupos como quilombolas e indígenas. O valor do investimento federal é de R$ 11,6 bilhões.

O mais novo anúncio do governo Lula, que proporcionará moradias e dignidade para a população mais vulnerável, repercutiu no plenário da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, os deputados se manifestaram e celebraram o compromisso do presidente em reafirmar a importância de políticas públicas no País.

Compromisso com a moradia

Deputado Padre João. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado Padre João (PT-MG) enfatiza a relevância do programa. De acordo com o parlamentar, o cuidado com a população rural é de suma importância, principalmente para os jovens. “É muito importante nós termos essa atenção com o rural, dar perspectiva para a nossa juventude de ter acesso à terra, acesso à moradia, acesso à energia elétrica, acesso à internet”, observa o deputado. Além de relembrar que este benefício só será possível graças à parceria com a Caixa Econômica Federal, o parlamentar acredita que isso favorecerá a população no futuro. “Eu não tenho dúvida de que, no ano que vem, numa época dessas, o índice de desemprego estará lá embaixo, porque todas essas ações, além do beneficiário direto da política e do programa, geram emprego e renda”, finaliza o deputado Padre João.

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado Paulão. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Na mesma linha, o deputado Paulão (PT-AL) celebra a notícia exitosa e afirma a importância do programa para o povo brasileiro. “O presidente Lula, com seu compromisso com moradia, principalmente moradia popular, pois foi ele que criou esse programa desde o seu primeiro mandato, e hoje amplia esse programa exitoso”, ressalta.

Alerta aos pessimistas

Deputado Reimont – Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O deputado Reimont (PT-RJ) reitera que a oposição não reconhece os feitos do governo e que inflama as discussões ao afirmarem uma possível crise no país. “Para quem não consegue ver nenhuma movimentação do governo que seja positiva, tenho aqui uma notícia: hoje o presidente Lula reuniu-se com os movimentos sociais”, exaltou Reimont. O parlamentar compara os feitos do antigo governo, que nunca se preocupou com as causas sociais. “O governo Bolsonaro não implantou uma casa sequer — no linguajar do nosso estado, que ele não bateu um prego no estado, nada, zero. O que fez foi disseminar fake news, disseminar aquilo que chamamos de negacionismo, negando vacina ao povo e levando o povo à morte”, declara o deputado. Reimont concluiu o discurso solicitando que os opositores tenham consciência de que o déficit habitacional do Brasil está sendo enfrentado.

Periferia contemplada

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado Alfredinho. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Alfredinho (PT-SP) enaltece o compromisso do governo por estar desde o início retomando todas as obras paralisadas. “O Minha Casa Minha Vida provou que é um programa importante, que barateia o custo da construção e que faz com que as pessoas tenham participação direta nas ações e nas obras. Trata-se de um projeto com participação popular de fato no dia a dia”.

Em seguida, o parlamentar utilizou a palavra para parabenizar a Associação dos Sem-Teto da Zona Norte e Noroeste, por terem resistido ao período bolsonarista sem financiamento. “No governo anterior, esses guerreiros já estavam com projetos em andamento lá no governo Dilma. Passou o governo Temer, que andou a passos de tartaruga. O governo Bolsonaro não fez nada, e eles insistiram, persistiram”, recorda o deputado Alfredinho.

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado João Daniel. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Igualmente, o deputado João Daniel (PT-SE) traz luz às causas sociais responsáveis por fornecerem apoio à comunidade que estava desamparada. “Hoje, quero parabenizar todos os movimentos do campo que lá estavam, entre eles a CONTAG, a Via Campesina; todos os movimentos urbanos de moradia, do MTST, a União Nacional de Moradia, CMP, MTD, todos os movimentos que lutam, que organizam a vida das famílias e lutam por dignidade”, ressalta o parlamentar.

Direito constitucional

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado Elton Welter. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O deputado Welter (PT-PR) destacou que além da satisfação de ver o anúncio do governo, o direito de moradia é um direito constitucional. “Esse é um programa fantástico para gerar emprego, gerar dignidade para a família, gerar segurança para pais e mães das famílias que têm menor renda. Isso é um Governo que voltou, que olha e coloca o orçamento federal naquele programa que diz que é o pobre no orçamento e o rico no imposto”, afirma o parlamentar.

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado Valmir Assunção. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) celebrou o governo Lula e rememora que o programa beneficia justamente pessoas que mais precisam de moradias. “Vai atender justamente populações e comunidades tradicionais — indígenas, quilombolas, movimentos de luta por moradia”, destaca o parlamentar.

O anúncio da ampliação do programa Minha Casa Minha Vida repercutiu no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10).

Deputado Bohn Gass. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Além de recordar do impacto que trará para a economia do país, o deputado Bohn Gass (PT-RS) identificou que no seu estado o programa será muito positivo. “Se nós queremos a permanência do homem, da mulher, do jovem no campo, é preciso dar condições a eles e essa condição básica é a moradia”, reitera o parlamentar gaúcho.

Amanda Canellas (estagiária)

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também